MATO GROSSO DO SUL, sexta-feira, 16 de novembro de 2018 - BOM DIA!   
 P r i n c i p a l
 I n s t i t u i ç ã o
 E s t a t u t o
 H i s t ó r i c o
 D i r e t o r i a
 C a d e i r a s
 N o t í c i a s
 I m a g e n s
 A r t i g o s
 S u p l e m e n t o
 R e v i s t a s
 W e b - M a i l
NOTÍCIA
(04/05/2012  17:00)

VOO DE POLENS - 100 SONETOS E OUTROS REBENTOS POÉTICOS - NOVO LIVRO DE RUBENIO MARCELO

    O acadêmico Rubenio Marcelo lançou uma nova obra literária: “Voo de Polens - 100 sonetos e outros rebentos poéticos”, livro que traz a chancela do FMIC/FUNDAC e tem Apresentação do acadêmico José do Couto Vieira Pontes (ASL) e Prefácio do acadêmico Astênio Fernandes (da APL).
    O lançamento oficial aconteceu em concorrida cerimônia (com eclética pauta artística) na noite de 10 de abril p.p., no Auditório do CREA-MS (Campo Grande).
   Lançamento de "Voo de Polens" em Anastácio-MS: Já na noite de 2 de maio p.p., no Centro de Convenções Prefeito Cláudio Valério, durante Noite Cultural alusiva ao aniversário do município, foi a vez do público anastaciano ter acesso ao novo livro do poeta/escritor [e secretário-geral da ASL] Rubenio Marcelo. O concorrido evento aconteceu a convite do prefeito Douglas Figueiredo, que se fez presente. Tudo foi mais uma vez coroado de pleno, e o lançamento em Anastácio contou com grande número de público e presenças de inúmeras autoridades da região, inclusive os ilustres acadêmicos da ASL Paulo Corrêa e José Pedro Frazão (que fez a apresentação do livro e do autor). Ao final, Rubenio Marcelo autografou seu novo livro e interagiu culturalmente com seus leitores.
   Crítica: num dos trechos da Apresentação da obra, o escritor e acadêmico José do Couto Vieira Pontes assevera: “Este novo livro de Rubenio Marcelo, intitulado “Voo de Polens - 100 sonetos e outros rebentos poéticos”, é profundo. Como o título já sugere, compõe-se ele de sonetos tradicionais, ao lado de versos livres/brancos, numa combinação feliz, a evidenciar que a poesia pode assumir todas as formas de composição, sem perder o âmago de sua substanciosa mensagem”.
   A acadêmica e doutora honoris causa pela UFMS, Maria da Glória Sá Rosa, assim afirma: “Em constante contacto com as forças líricas de um mundo em gestação, Rubenio luta com as palavras no afã de construir versos que definem o estatuto de uma poesia em permanente recriação”.
   Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de MS, assegura: “Escritor sofisticado, de privilegiada inspiração, Rubenio passeia, de forma magistral, pelos mais distintos temas, mantendo sua excelência criativa e apurada erudição”.
   Raquel Naveira, por sua vez, analisando este novo livro de Rubenio, diz: “Em ‘Voo de Polens’, Rubenio Marcelo, poeta de veia simbolista e tom grave, apresenta uma poesia que é flor e semente, uma poesia que busca a luz, pois, para ele, é preciso que brote “A luz àquele que sabe ser luz!”. De olhar altivo, às vezes tímido como um girassol solitário, o poeta busca no jogo da vida uma saída, “envolto em espinhos e roseiras”. (...) O “Voo de Polens” se derrama fecundo sobre terras e plantas do sul de Mato Grosso, entre passeios por avenidas e rios de camalotes, pois o poeta é como “estame de flor” neste cerrado”.
   Já o jornalista e acadêmico José Pedro Frazão afirma: “Não é somente neste “Voo de Polens...” que a poesia de Rubenio Marcelo poliniza a seara das artes. A poesia, como arte da linguagem humana, revela-se na palavra poética desse autor, polinizando a estética, as falas e a audição. Seus versos fecundam sensações líricas, crítica social e clamores do existencialismo, num jogo semântico que se reconstrói a cada poema. Ler Rubenio é, além de exercício de prazer, um compromisso com a rica literatura”.

   Mais fortuna crítica da obra:

    - => clique aqui

    - => e aqui

   Obs: o livro pode ser adquirido na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

   

 
ENVIAR NOTÍCIA
Informe os dados abaixo.
Seu Nome:
Seu E-Mail:
Destinatário:
E-mail do Destinatário:

 imprimir          

Voltar

Academia de Letras


Copyright Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Todos os direitos reservados

::Webmaster::