MATO GROSSO DO SUL, sexta-feira, 16 de novembro de 2018 - BOM DIA!   
 P r i n c i p a l
 I n s t i t u i ç ã o
 E s t a t u t o
 H i s t ó r i c o
 D i r e t o r i a
 C a d e i r a s
 N o t í c i a s
 I m a g e n s
 A r t i g o s
 S u p l e m e n t o
 R e v i s t a s
 W e b - M a i l
NOTÍCIA
(27/10/2012  17:00)

CELEBRANDO 41 ANOS DE FUNDAÇÃO, ASL EMPOSSA NOVOS ACADÊMICOS

   Em plenas comemorações do seu 41º aniversário de fundação, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – de acordo com programação estabelecida – empossou na noite de 27/11 p.p. novo acadêmico recentemente eleito: o escritor e juiz federal Renato Toniasso, que foi saudado – na ocasião, em nome da ASL – pelo acadêmico Abrão Razuk. O novo imortal assumiu a Cadeira nº 23 da Academia (que estava vaga desde o falecimento de Rui Garcia Dias e que tem como patrono Sabino José da Costa).

   Empossados este ano na ASL – Na noite de 30/11 p.p., a ASL deu posse ao novo acadêmico Hermano de Melo, que foi saudado - em nome da ASL - pelo acadêmico Valmir Batista Corrêa e assumiu a Cadeira nº 14 da Academia. Antes, em 28/08 p.p. e em 25/09 p.p., a Academia empossara, respectivamente, Henrique de Medeiros (que assumiu a Cadeira nº 10 e foi saudado pelo acadêmico Rubenio Marcelo) e Elizabeth Fonseca (que assumiu a Cadeira nº 25 e foi saudada pelo acadêmico José Pedro Frazão).

   ASL 41 anos – Fundada, em 30 de outubro de 1971, pelos escritores Ulisses Serra, Germano Barros de Sousa e José Couto Vieira Pontes, a instituição surgiu com o nome de Academia de Letras e História de Campo Grande. Esta denominação predominou até o final do mês de dezembro de 1978, quando, às vésperas da instalação da nova unidade da Federação (MS), que se daria no dia 1º de janeiro de 1979, em assembleia geral, a entidade foi transformada em Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Com 40 Cadeiras, aos moldes da ABL, a ASL mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual. A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras mantém atualmente projetos literoculturais importantes como, por exemplo, o “Concurso de Contos Ulisses Serra” e o “Concurso de Poesias Oliva Enciso” (ambos com inscrições gratuitas e premiações destinadas a escritores de Mato Grosso do Sul), o “Chá Acadêmico” (evento que acontece na última segunda-feira de cada mês, apresentando palestra de interesse da sociedade), o “Suplemento Cultural” e a “Revista da ASL” (já na 22ª edição), dentre outros.

   
   => Conheça aqui (clique) os atuais acadêmicos da ASL - Cadeiras e Patronos.
   

 
ENVIAR NOTÍCIA
Informe os dados abaixo.
Seu Nome:
Seu E-Mail:
Destinatário:
E-mail do Destinatário:

 imprimir          

Voltar

Academia de Letras


Copyright Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Todos os direitos reservados

::Webmaster::