MATO GROSSO DO SUL, sexta-feira, 16 de novembro de 2018 - BOM DIA!   
 P r i n c i p a l
 I n s t i t u i ç ã o
 E s t a t u t o
 H i s t ó r i c o
 D i r e t o r i a
 C a d e i r a s
 N o t í c i a s
 I m a g e n s
 A r t i g o s
 S u p l e m e n t o
 R e v i s t a s
 W e b - M a i l
NOTÍCIA
(29/11/2013  09:30)
 Nova Acadêmica da ASL - Marisa Serrano

ACADEMIA SUL-MATO-GROSSENSE DE LETRAS EMPOSSA MARISA SERRANO

   A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras empossou na noite desta quinta-feira (12/12) a acadêmica Marisa Serrano, que assumiu a titularidade da Cadeira nº 30. A concorrida Sessão Magna de Posse contou com as presenças de inúmeras autoridades e acadêmicos, além de diversos órgãos de imprensa.
    Na ocasião, a nova imortal foi saudada solenemente, em nome da Academia, pelo acadêmico F. Leal de Queiroz. Em seu belo discurso, Leal assim expressou, num trecho: "... Estou vislumbrando uma bela vista... Deslumbrante o cenário. Como o autor dessa obra de arte com seus pincéis e talento, também encontravam-se no azul do céu, entre brancas nuvens, pássaros pontuando, borboletas multicores esvoaçantes e, num distante horizonte, a visão de uma encorpada árvore acenando com seus galhos a um grupo de pessoas que caminhava. Fixei mais os olhos e reconheci todos. Todos. Pois eram Enilda, Theresa, Raquel, Maria Adélia, Glorinha, Elizabeth, Lélia Rita, Flora e Lucilene. Também percebe-se que outro grupo caminha a passos largos, robustos, para se juntar... Aí estavam Manoel de Barros, Padre Afonso, Guimarães Rocha, Américo, Henrique, José do Couto, Orlando, Hermano, Paulo Corrêa, Paulo Tadeu, Valmir, Paulo Nolasco, Reginaldo, Rêmolo, Renato Toniasso, Francisco Palhano, Proença, Frazão, Campestrini, Abílio, Altevir, Rubenio Marcelo, Wilson Barbosa, Geraldo Ramon. Uma festa... Aquela árvore os acolheu e, em delírio, se confraternizaram. Por que não divisar aquele manto cinzento esmaecido, exaltando a memória daqueles que passaram por este mesmo teto, guiados por Ulisses Serra? Árvore hospitaleira, aquela! Sim, nas florestas as árvores se comunicam. (...) Marisa Serrano... a natureza lhe confiou a missão que o Supremo Arquiteto concebeu. À sombra, para abrigar o semelhante, aqueles da longa jornada da existência; suas folhas, para enfeitar as vitórias dos seus desejos; os frutos, para alimentar os que padecem; e as sementes para serem semeadas nos campos do universo aonde todos buscam a felicidade" (...)
   Já Marisa Serrano iniciou o seu Discurso de Posse com estas palavras: "A linha do tempo, sinuosa e inexorável, nos trouxe até aqui. O reconhecimento por uma vida de trabalho e dedicação não bastaria somente para a escolha que esta Academia fez. Esta é uma Casa para guardar fragmentos da história, sentimentos transbordantes, olhares atentos, criações, talentos, mas também para abrigar os que contribuíram para a manifestação de tantos saberes. Acredito que esse tenha sido o toque que transformou uma sugestão em realidade".
   Tendo como patrono Otávio Cunha Cavalcanti, a Cadeira 30 da ASL foi ocupada anteriormente por Hélio Serejo.
    Marisa Joaquina Monteiro Serrano é formada em Letras pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras - Campo Grande/MS (1968) e Pedagogia pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras - Campo Grande/MS (1980). Ocupou, dentre outros cargos, os de Professora, Supervisora, Diretora de escola e Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul. Foi Vice-Presidente da OMEP/BR - Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar (1983-1993), Delegada do MEC - MS (1985-1990 e 1991-1992); Presidente da OMEP/MS (1987-1994); Diretora-Presidente do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Sócio Educacional - MS (1992). É autora de duas coleções de livros didáticos: Novos Rumos em Comunicação (Ed. do Brasil - SP) e Comunicação em Língua Portuguesa (Ed. Ática - SP). Foi Vereadora de Campo Grande (1977-1982), Deputada Federal (1995-1999/ 1999-2003), Vice-Prefeita de Campo Grande (2004-2006) e Senadora da República por MS (2007-2014). É Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de MS.

 
ENVIAR NOTÍCIA
Informe os dados abaixo.
Seu Nome:
Seu E-Mail:
Destinatário:
E-mail do Destinatário:

 imprimir          

Voltar

Academia de Letras


Copyright Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Todos os direitos reservados

::Webmaster::