MATO GROSSO DO SUL, segunda-feira, 19 de novembro de 2018 - BOA TARDE!   
 P r i n c i p a l
 I n s t i t u i ç ã o
 E s t a t u t o
 H i s t ó r i c o
 D i r e t o r i a
 C a d e i r a s
 N o t í c i a s
 I m a g e n s
 A r t i g o s
 S u p l e m e n t o
 R e v i s t a s
 W e b - M a i l
» MEMBROS


RUBENIO MARCELO

   




RUBENIO MARCELO
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Cadeira nº 35


   


   
   - É membro efetivo da Cadeira 35 e o atual Secretário-Geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL).
   - Poeta, escritor, compositor e revisor linguístico-ortográfico.
   - Membro Correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) - eleito em 11/04/2015 e empossado em 10/09/2015.
   - Membro Correspondente da Academia Lavrense de Letras (Título outorgado em 29 de setembro de 2011).
   - É também filiado à União Brasileira dos Escritores (UBE-MS). Foi Conselheiro Estadual de Cultura de MS (membro titular).

   - É Advogado (inscrito na OAB-MS) - diplomado pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, Campo Grande/MS. É membro e atual secretário-geral da ‘Comissão de Estágio e Exame de Ordem’ (CEEO) da OAB-MS.
   É Engenheiro Agrônomo (pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza).

   Autor de doze livros publicados:
   • “Fragmentos de Mim" (em coautoria);
   • "Cantar pra Viver";
   • “Estigmas do Tempo”;
   • “Reticências... Sonetos & Poemas”;
   • "A Cultura Popular na Educação";
   • "Graal das Metáforas - Sonetos & Outros Poemas";
   • "Horizontes dVersos - Poesia Reunida & Inéditas";
   • "Uma Saga do Cotidiano" (novela satírica em versos - em coautoria);
    • "Voo de Polens - 100 Sonetos e outros Rebentos Poéticos";
   • "Veleiros da Essência";
   • "Vias do Infinito Ser" (Ed. Letra Livre, 2017); e
   • "Palavras em Plenitude - prosa e crítica cultural" (Ed. Life, 2018).

   Também compositor, tem três CDs musicais:
   1 - "A Música de Rubenio Marcelo";
   2 - "A Arte Maior de Rubenio Marcelo & Jorge Sales";
   3 - e "Parcerias - na poética musical de Rubenio Marcelo", lançado em 20/02/2018 no Sesc Morada dos Baís - Campo Grande, e em 15/03/2018 em Portugal, no Depto. de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro.

   - É o idealizador/criador do Concurso de Poesias Oliva Enciso (da ASL), que teve a 1ª edição em 2012 com inscrições gratuitas voltadas para os escritores estaduais.

   - Estudioso da crítica literária, é autor de inúmeros prefácios e apresentações de livros de outros escritores regionais e nacionais.

   Tem participação também em várias antologias poéticas nacionais e regionais, como os livros: - “Seleções Poéticas Nacionais” (RJ); - “Poetas Brasileiros de Hoje” (RJ); - “Nas Águas da Poesia” (PB); - “Revistas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras” (ASL); - “Caminhos” - UBE/MS; "Novos Talentos” - UBE/MS; e 1ª Revista da UBE/MS.
   Participou com poema autoral no livro Brazil by Night (lançado, em São Paulo, em 17/06/2008), uma coletânea que revela - através de fotos e textos poéticos - vários aspectos da noite nas cidades brasileiras.
   Como convidado, participou da I Bienal Internacional de Poesia (I BIP), que aconteceu em Brasília (DF) no período de 3 a 7 de setembro - 2008. O evento, que reuniu poetas do Brasil e do exterior, foi promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Além de participar de diversas atividades culturais e palestras, Rubenio Marcelo também autografou, no evento (dia 03/09/2008), o seu livro "Graal das Metáforas".
   Rubenio Marcelo faz parte da Antologia Oficial da I BIP, intitulada "Poemário" e organizada pela BNB - obra lançada no dia 03/09/2008, na BNB, Brasília, DF.
   Como convidado especial, participou do I Encontro Nacional de Academias de Letras, que aconteceu em Palmas/TO (2012), por ocasião da Feira Literária Internacional de Tocantins (FLIT), onde integrou mesas redondas culturais.
   Participou, a convite, da FLIB/2015 - Feira Literária de Bonito (MS), onde lançou livro autoral em interação/palestra "Dedo de Prosa" com leitores.
   Participou recentemente, como escritor convidado, da 32ª Feira do Livro de Brasília (Brasília-DF, 2016), onde lançou livro autoral em interação com leitores.
   Em março/2018 esteve, a convite, no Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro (Portugal), onde lançou seu livro "Vias do Infinito Ser" e seu CD musical "Parcerias", e também ministrou oficina sobre o tema "Poesia como ofício".

   É autor da música e coautor da letra do Hino da AGEPEN/MS (que foi apresentado oficialmente na noite de 07 de março de 2008 - executado pelo Coral da Assembleia Legislativa de MS - em evento solene no auditório da Câmara Municipal de Campo Grande).

   Foi um dos finalistas do 22º Festival Universitário da Canção (2014, Campo Grande/MS) com música autoral (“Enlevo”) em parceria com o compositor Galvão.

   Integra a Ala de Compositores da Escola de Samba “Os Catedráticos do Sambra”, da qual é um dos Intérpretes de sambas-enredos.

   Quando residia em Fortaleza e estudava no tradicional Liceu, ainda adolescente, estudou também violão. Nesta época - e também no período universitário - participou de importantes projetos artísticos, como o "Projeto Coqueiral" e o "Projeto Luiz Assunção" (que levavam apresentações e shows abertos em teatros, praças e bairros da capital alencarina).
   Fez parte do Grupo Cantar pra Viver (grupo musical que divulgou, em shows, músicas e poesias autorais).

   É detentor de premiações em concursos literários, como:
   - 3º lugar do Concurso Andorinha de Poesia (1995, RJ);
   - Prêmio do Concurso Nacional Directv “A Liberdade em Suas Mãos”;
   - Metrô de São Paulo/CPTM (I Concurso de Literatura Popular);
   - Prêmio do Concurso Internacional de Poemas promovido pelo Reservaer e AVBL;
   - 1º lugar do concurso “XVII Noite Nacional da Poesia” - UBE/FUNCESP - maio/2004;
   - 3º lugar em declamação da XVII Noite Nacional da Poesia;
    - Finalista e 3º lugar em declamação do concurso "XVIII Noite Nacional da Poesia" (UBE/FUNDAC - maio/2005);
   - 2º lugar do Concurso de Poesias (Projeto Palavras de Luz) promovido pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Fundação Municipal de Cultura (Fundac), ano 2012.
   - 1º lugar (na categoria Poesia) do concurso literário nacional "Abrace Um Autor" (2017), promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (SP).
   - Prêmio Amazônia de Literatura (2018) - terceiro lugar na Categoria Poesia.

   Escreve para o Suplemento Cultural (Caderno B) do Jornal Correio do Estado (Campo Grande/MS), e para a coluna Ex Libris do Jornal O EstadoMS;
   É colunista da Revista Destaque (página/seção Cultura em Foco).

   Sua biografia e perfil literário (e a crítica da sua obra) constam em capítulos nos seguintes livros:
   - "A Literatura Sul-Mato-Grossense na ótica de seus construtores", da autoria de Maria da Glória Sá Rosa e Albana Xavier (Life Editora, 2011);
   - "Antologia de textos da Literatura Sul-Mato-Grossense", da autoria de Maria da Glória Sá Rosa, Albana Xavier e Maria Adélia Menegazzo (ed. 2013);
   - "Vozes da Literatura" (ed. 2014 - FCMS).

   Já participou – a convite – do Projeto “Conversa com o Escritor”, promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e que proporciona a presença do poeta nas escolas e universidades para uma interação artístico-pedagógica com o público presente. Como convidado, participou também, falando de sua obra e carreira, do "Café Literário" do SESC Horto - Campo Grande.

   Em 2005, foi homenageado e eleito Patrono da Cadeira nº 12 da Academia Mª Ester de Leitura e Escrita (Fortaleza/CE).

   AMIGO DA CULTURA - Foi agraciado em 2007 (pela Prefeitura de Campo Grande e Fundação Municipal de Cultura) com o título Amigo da Cultura.

   Em 06 de novembro de 2009, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa de MS, pelos relevantes serviços prestados em prol da Literatura do Estado.

   AMIGO DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE - Foi homenageado e recebeu o Título/Diploma "Amigo do Colégio Militar", em 29/06/2010, pelos serviços culturais prestados e à amizade dispensada ao Estabelecimento de Ensino Militar de Campo Grande.

   AMIGO DA CIPTRAN - Foi homenageado e recebeu o Título/Diploma "Amigo da CIPTRAN", em 30/08/2010.

   TÍTULO DE CIDADÃO SUL-MATO-GROSSENSE - Em 29 de novembro de 2010, recebeu - em sessão solene da Assembleia Legislativa/MS - a outorga do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

   PATRONO TURMA DE LETRAS - Foi escolhido o Patrono da Turma de Letras (CEAD - Licenciatura Plena - da Universidade Anhanguera-Uniderp, Campo Grande/MS) e homenageado pelos Formandos que colaram grau em 22/03/2011.

   TÍTULO DE CIDADÃO ANASTACIANO - Em 05 de maio de 2011, recebeu - em sessão solene da Câmara Municipal de Anastácio/MS - a outorga do Título de Cidadão Anastaciano.

   TÍTULO DE CIDADÃO CAMPO-GRANDENSE - Em 25 de agosto de 2011, recebeu, da Câmara Municipal de Campo Grande, o Título de Cidadão Campo-Grandense e a Medalha de Cidadão Honorário de Campo Grande.

   MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO - Em 22 de agosto de 2013, recebeu, da Câmara Municipal de Campo Grande, a Medalha do Mérito Legislativo, pela relevante atuação literocultural em prol da Capital.

   COMENDA MEDALHA SENADOR RAMEZ TEBET - Por proposta da AGEPEN (aprovada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública/MS e acatada pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul), condecorado em 21/09/2015.

   MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO CULTURAL "Maria da Glória Sá Rosa" - indicada e aprovada pela Assembleia Legislativa/MS e outorgada na noite de 19/06/2018.

   Crescido em Fortaleza, o escritor Rubenio Marcelo, que é natural de Aracati/CE, está radicado há vários anos em Campo Grande (MS).

   Contato: rubmarcelo@bol.com.br

   => Veja mais sobre RUBENIO MARCELO (clique nos links):
   => page cultural ref. Rubenio Marcelo

   . => Site/page musical de Rubenio Marcelo - ouça

   . => Sobre novo CD de Rubenio Marcelo: "Parcerias"
   

_____________________________________________

   

Algumas composições musicais de Rubenio Marcelo (e parcerias) gravadas por outros artistas (para ouvir, clique no título):

   . => "ENLEVO" (Rubenio Marcelo / Galvão), gravada por Paulo Manassés;
   . => "O Muito é da minoria" (Rubenio Marcelo / Cecitônio Coelho / Jorge Sales), gravada por Cecitônio Coelho;
   . => "O Recurso da Alegria" (Rubenio Marcelo e Jorge Sales), gravada por Johnny Paz.
   . => "Meu Encanto" (Rubenio Marcelo / Jorge Sales), gravada por Airton Lopes;
   . => "Inspiração" (Galvão / Rubenio Marcelo), gravada por Galvão;
   . => "Teu Corpo" (Rubenio Marcelo / Cecitônio / J. Sales), gravada por Cecitônio Coelho;
   . => "Catedral" (Rubenio Marcelo / Fernando C. Lima), gravada por Airton Lopes;
   . => "Praia da Costa" (Rubenio Marcelo/ Barbosa Lima / Jorge Sales), gravada por Barbosa Lima;
   . => "Morro do Penedo" (Rubenio Marcelo/ Jorge Sales), gravada por Johnny Paz e Rubenio Marcelo;

   Obs: Todas as composições de Rubenio Marcelo são devidamente registradas ®.

   A Cadeira 35 da ASL pertenceu anteriormente ao saudoso acadêmico Argus Cirino.

 
Voltar

Academia de Letras


Copyright Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Todos os direitos reservados

::Webmaster::