MATO GROSSO DO SUL, domingo, 23 de setembro de 2018 - BOM DIA!   
 P r i n c i p a l
 I n s t i t u i ç ã o
 E s t a t u t o
 H i s t ó r i c o
 D i r e t o r i a
 C a d e i r a s
 N o t í c i a s
 I m a g e n s
 A r t i g o s
 S u p l e m e n t o
 R e v i s t a s
 W e b - M a i l
» MEMBROS


ELIZABETH FONSECA

   




ELIZABETH FONSECA
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Cadeira nº 25


   

    Elizabeth Nogueira da Costa Fonseca, é poeta, cronista e declamadora, fundadora e professora do "Curso Arte de Dizer Castro Alves".

   Nasceu em Campo Grande-MS, em 01 de agosto de 1956. É casada e tem duas filhas. Reside em Campo Grande/MS.

   Membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (titular da Cadeira nº 25), tendo como patrono Arnaldo Serra.

   Especialista em Literatura e Língua Portuguesa Contemporânea (Lato/sensu) pela UCDB, e também formada em Ciências Contábeis pela UCDB.

   É também, membro da União Brasileira de Escritores UBE-MS.

   Formou-se em Declamação pelo "Curso Maria Sabina Arte de Dizer" em 1997, ministrando aulas como Filial do "Curso Arte de Dizer Maria Sabina" por quatro anos, e fundou o "Curso Arte de Dizer Castro Alves" em 2003, e desde então ensina essa arte com dedicação realizando recitais anualmente com seus alunos.

   Seu gosto pela Arte de Dizer vem desde muito cedo, quando ainda no segundo ano primário era escolhida pela diretora do colégio, professora Isabel Widal Rodrigues, para declamar, pois a achava sempre sorridente, era o que dizia à sua mãe Maria. E só mais tarde é que veio aprimorar essa arte. Os recitais apresentados com seus alunos todos os anos, sempre homenageiam grandes poetas, como Thiago de Mello, Manoel de Barros, Castro Alves, Machado de Assis, Carlos Drummond, Cecília Meireles - e também poetas de Mato Grosso do Sul, como Rubenio Marcelo, Ruberval Cunha, Ileides Muller, Elias Borges, José Pedro Frazão, Geraldo Ramon Pereira, Raquel Naveira, Luzia Câmara, Américo Calheiros e outros, elevando e fomentando o gosto do público pela poesia declamada com arte, e assim, elas saem dos livros, das estantes, para serem vivas na voz dos declamadores. Além dos recitais, também apresenta seus alunos em vários eventos culturais, escolas e Universidades.
   
   Em 2008 realizou em parceria com a FUNDAC Fundação de Cultura do Município de Campo Grande, Oficina de Interpretação poética, com o “Curso Castro Alves Arte de Dizer”, encerrando com recital de poesias em homenagem a Machado de Assis, levando em cena partes do romance Dom Casmurro.
   Em 2009 apresentou o recital em homenagem a Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, tendo em foco “O caso do vestido”, e poemas do “Romanceiro da Inconfidência”. Em 2010 e 2011, foi a vez de homenagear poetas de Mato Grosso do Sul, valorizando a literatura do Estado.
   Em 2012 e 2013 homenageou Castro Alves e poetas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

   Livros publicados:
   - Sonhos Azuis (poesias e crônicas) em 1991;
   - Retalhos da Vida (poesias e crônicas) em 1999;
   - Além da Janela (poesias e crônicas) em 2008.
   - Contexto poético de Castro Alves e Thiago de Mello - Subsídios para uma declamação comentada.
   
   * Tem participação na Revista Personalidades, do Arquivo Histórico de Campo Grande - ARCA, escrevendo sobre a história de Antônio Nogueira da Fonseca, fundador do Indubrasil, (seu avô).
   
   Possui diversas premiações literoculturais e participa, com textos autorais, de diversas antologias estaduais e nacionais.

    Recebeu da FUNDAC - Fundação de Cultura do Município de Campo Grande, o certificado “Amigo da Cultura” em 2005, 2006 e 2007.
   
    Prêmio “Mérito Literário” concedido pela IV FEMERCO – Feira
    do Livro do Mercosul, em 2007 – Campo Grande-MS.

    Trabalhos realizados em colégios e outros:

   - Apresenta anualmente Recital [aberto ao público] com seus alunos de declamação. O mais recente (15º Recital - 2017) aconteceu no Teatro Prosa - Sesc Horto (Campo Grande).

   No Colégio Osvaldo Tognini - trabalhou a declamação de poesias de autoria dos alunos, para apresentação na noite de autógrafo, da Antologia – Criança Escrevendo, e trabalhou também a declamação com os alunos da 3ª e 4ª série, para a apresentação em público dos livros “Fruta no pé o que é, o que é” de Rute Rocha, e “Azul e Lindo Planeta Terra nossa Casa”.
   
   - Realizou na Escola Municipal Danda Nunes - Oficina de poesia com os alunos para ser consolidado em Antologia.
   - Ministrou Oficina de declamação “Castro Alves” no Labinter (Laboratório Interdisciplinar) da UCDB – período 16/09/06 a 07/10/06.
   
    Outras participações:

    Participou do Projeto “Poesia na Cidade” a convite da FUNDAC- Fundação de Cultura do Município de Campo Grande em 2004/2005.

   Tomou posse na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras na noite de 25 de setembro de 2012, sendo saudada - em nome da ASL, na ocasião - pelo acadêmico José Pedro Frazão.

   A Cadeira 25 da ASL pertenceu anteriormente aos saudosos acadêmicos:
   Luis Alexandre de Oliveira e
   Zorrillo de Almeida Sobrinho.

   

 
Voltar

Academia de Letras


Copyright Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Todos os direitos reservados

::Webmaster::