MATO GROSSO DO SUL, domingo, 23 de setembro de 2018 - BOM DIA!   
 P r i n c i p a l
 I n s t i t u i ç ã o
 E s t a t u t o
 H i s t ó r i c o
 D i r e t o r i a
 C a d e i r a s
 N o t í c i a s
 I m a g e n s
 A r t i g o s
 S u p l e m e n t o
 R e v i s t a s
 W e b - M a i l
» MEMBROS


MARIA ADÉLIA MENEGAZZO

   




MARIA ADÉLIA MENEGAZZO
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Cadeira nº 9


   

   Nasceu em Apucarana, PR, em 13 de fevereiro de 1956.
   Reside em Campo Grande, MS, desde 1981, quando assumiu aulas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
   É Licenciada em Letras – Português-Francês, pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Campus de Araraquara.
   Fez Mestrado na Universidade Federal de Goiás, onde defendeu, em 1988, a dissertação Alquimia do verbo e das tintas nas poéticas de vanguarda, orientada pelo Prof. Dr. José Fernandes. Este trabalho foi premiado como melhor ensaio teórico-literário inédito pelo Instituto Nacional do Livro, em 1989.
   Em 1996, defendeu a tese de doutorado O olhar pós-moderno e a poética do recorte, sob a orientação da Profª Drª Silvia Maria Azevedo, no Programa de Pós-graduação em Letras, na Faculdade de Ciências e Letras de Assis, da Unesp.
   Em 2009, realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da USP, no Grupo de Estudos Arte&Fotografia, supervisionada pelo Prof. Dr. Tadeu Chiarelli, desenvolvendo a pesquisa A vida: mais um modo de usar – o arquivo universal e outros arquivos de Rosângela Rennó.
   Foi professora de História da Arte no Curso de Educação Artística da UFMS de 1981 a 2000; de Teoria da Literatura no Curso de Letras da UFMS de 1988 a 2010; de Estética e História das Artes no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS, de 2004 a 2010; de Teorias da narrativa no Curso de Mestrado em Letras da UFMS, Campus de Três Lagoas, de 1999 a 2003; de Teorias da Narrativa e Poéticas contemporâneas – relação interartes, no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da UFMS, desde 2006.
    Foi coordenadora do projeto de criação do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS e coordenadora na fase de implantação, de 2006 a 2008.
   Publicou:
   Em 1991 - Alquimia do verbo e das tintas nas poéticas de vanguarda, pela Editora da UFMS e CECITEC;
   em 2004 – A poética do recorte – estudos de literatura brasileira contemporânea, pela Editora da UFMS;
   em 1992, juntamente com Maria da Glória Sá Rosa e Idara Duncan Rodrigues - Memória da Arte em MS – Histórias de vida;
   em 2003, organizou, juntamente com Gláucia Muniz Proença Lara e Denise Elena G. Silva, a coletânea de ensaios – Estudos de linguagem – interrelações e perspectivas;
   em 2008, com Rosana Cristina Zanelatto e Rafael Maldonado, organizou a coletânea Marco cultural: questões contemporâneas em debate;
   em 2009, organizou com Álvaro Banducci Junior, a coletânea Travessias e limites: escritos sobre identidade e o regional.
   Tem ensaios publicados em coletâneas, revistas e periódicos da área de Letras e de Artes. Atua como crítica de arte e de literatura.
   É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA.

   Tomou posse na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras na noite de 08 de dezembro de 2010, sendo saudada na ocasião pela acadêmica Maria da Glória Sá Rosa.

   Ocuparam anteriormente a Cadeira 09 da ASL:
   Hugo Pereira do Vale e
   Frei Gregório de Protásio Alves.

 
Voltar

Academia de Letras


Copyright Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Todos os direitos reservados

::Webmaster::