LENILDE RAMOS
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Cadeira nº 31

Lenilde Ramos é escritora, musicista/compositora e ativista cultural

Residente em Campo Grande, cidade onde nasceu em 1952, Lenilde Ramos é artista eclética e uma das mais legítimas representantes da cultura de Mato Grosso do Sul. É autora das seguintes obras literárias: “História sem nome – Lembranças de uma menina quase gêmea”, “Storia senza nome” (edição italiana), “Imagens e Palavras” e  “Do Baú da Tia Lê – Crônicas”. Lenilde integra capítulo do livro “Vozes da Literatura” (FCMS, 2014), apresentando aspectos biográficos do saudoso escritor e historiador Paulo Coelho Machado.

Acerca da obra da nova imortal eleita da ASL, assim expressou, em prefácio do livro “História sem nome”, o escritor Valmir Batista Corrêa, membro da ASL e atual presidente do IHGMS: “Lenilde é uma mulher de muita coragem, não apenas por escancarar seu talento em palavras, mas na maneira nua e crua de virar suas memórias, vivências e emoções pessoais do lado avesso (…) Lenilde é uma mulher de muitos talentos (na música, na poesia, na interpretação e outras artes) e não precisa provar isso para mais ninguém”.

Tomou posse na Cadeira 31 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras na noite de 9 de setembro/2019, sendo recepcionada – em nome da ASL – em saudação do acadêmico Valmir Batista Corrêa. A Cadeira 31 da ASL teve como patrono Henrique Cirilo Correia,.

A Cadeira 31 da ASL pertenceu anteriormente aos saudosos acadêmicos:
Hildebrando Campestrini.