GERALDO RAMON PEREIRA
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Cadeira nº 39

1. Dados pessoais
– Nascimento:
Data – 07 / 10 / 1939
Local – Maracaju / MS
– Endereço: Rua Eduardo Santos Pereira, 2578 – B. Santa Fé
Campo Grande /MS.
E-mail geraldoramon@gedaviola.com.br

2. Resumo funcional:

– É membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual ocupa a cadeira nº 39, cujo patrono é o Prof. João Tessitore Júnior. Atualmente é o coordenador da página Suplemento Cultural do Jornal Correio do Estado (Caderno B, sábados), de responsabilidade da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
Romancista, contista, cronista, poeta (sonetista) e compositor. Violeiro sob o nome artístico “Gê da Viola”.

3. Formação:

– Cirurgião Dentista diplomado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (com estágio acadêmico em traumatologia e cirurgia buco-maxilo-facial). Estagiário do curso médico e pós-graduado (especialização) em Fisiologia e Biofísica na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Mestre em Biologia nas áreas de Fisilogia Médica e Biofísica pela Unicamp – Campinas – SP. Curso teórico-prático em Bioeletrônica Analógica e Digital.

4. Resumo das atividades profissionais:

– Professor titular da disciplina de Biofísica e professor de Fisiologia Médica na UFMS durante 23 anos.
Ex-professor de Fisiologia aplicada ao curso de Psicologia Clínica da atual UCDB – Campo Grande – MS.
Ex-professor – com os respectivos cursos de especialização – de Matemática e Ciências Naturais (Física, Química e Biologia), a nível de 2º.Grau, inclusive “Cursinho”.

5. Livros escritos e publicados:

– POEMAS ÍNTIMOS – 1966; POEMAS ÍNTIMOS II – 1974; ESTRELAS DE SANGUE (poesias e pensamentos) – 1976; CAROÇO DE MANGA (romance) – 1977; DISCURSO DE POSSE (discursos) – 1987; ÁLBUM DE SONETOS – 1989; CONTRASTES DA VIDA (contos e crônicas) – inédito – 1994; CADERNO DE SONETOS (inédito) – 1998;
Auroras e Crepúsculos – Espectros Poéticos em Sonetos (lançamento em 16 de setembro/2010 – no Auditório da Anoreg/MS – Campo Grande/MS).

6. Atividades lítero-musicais:

– Gravou o CD “Cheiro de Chão”, com músicas regionais de própria autoria (letras, melodias e arranjos), cantando ao som de sua viola caipira.
– Gravou e lançou (em 2008) o CD autoral “Porteira de Vara”, que conta com a participação vocal de Adir Guimarães.
Já gravou programas na TV Campo Grande (Domingo Rural), TV Educativa (Som do Mato, Arte e Poesia) e em apresentações culturais das TVs da UNAERP, UCDB e outras – sempre com seu parceiro musical Adir Guimarães (“Seresteiro”).
Apresenta-se em eventos artísticos e ministra palestras culturais em Campo Grande (MS) e outras localidades.
Colabora com os principais órgãos de comunicação escrita da capital sul-mato-grossense e escreve no Suplemento Cultural do Jornal Correio do Estado.