ANA MARIA CARNEIRO BERNARDELLI
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Cadeira nº 27

Ana Maria Carneiro Bernardelli é poeta, ensaísta, crítica literária e palestrante. Graduada em Letras, é professora especialista em Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando por mais de 40 anos como professora de Literatura e Produção Textual e exercendo magistério desde o ensino básico até a Universidade. Também é Musicista certificada pelo Centro de Artes do Rio de Janeiro. Formada em Língua e Literatura Francesa pela Université de Nancy, França. É Membro da Comissão sul-mato-grossense de Folclore.

Natural de São José do Barreiro, São Paulo, reside desde 1994 em Campo Grande/MS.

Participou de inúmeros congressos de educação, sempre com ênfase à valorização da Leitura e da Escrita. Nos setores privado e público, desenvolveu trabalhos de Assessoria e Consultoria em Língua Portuguesa no Estado de São Paulo e em Campo Grande/MS. Participou da Feira Literária de Bonito (MS) / FLIB em 2017 e 2021.

Ana Maria foi candidata a vice-governadora do Estado de Mato Grosso do Sul. É amante da educação, ativista em prol das conquistas femininas e da justiça para as minorias de nosso país e defensora de uma nação democrática, ética e consciente de que a mudança é o movimento que transformará o Brasil.

  • Graduada em Letras pela Faculdade de Letras da Instituição Toledo de Ensino em Presidente Prudente/SP – Unesp Bauru
  • Graduada pela Université de Nancy II – Langue et Littérature françaises, França
  • Cursou Ciências Sociais – Unesp – Presidente Prudente – SP
  • Cursou Linguística – Análise do Discurso em Assis/SP – Unesp
  • Graduada pelo Conservatório Municipal Dramático e Musical – Presidente Prudente/SP
  • Professora de Piano Clássico, de História da Música, Folclore, Pedagogia Musical, Análise Harmônica e Teoria Musical. Certificação pelo Centro de Artes – Rio de Janeiro/RJ

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA (LITERÁRIOS E DIDÁTICOS)

LITERÁRIOS

  • Poemas gota a gota (Coletânea intertextual: poesia, pintura e música) 2014
  • 101 Reinvenções de Manoel de Barros (Antologia em parceria com Fábio Gondim) 2016
  • 101 Reinvençõezinhas (Infantil) (Antologia em parceria com Fábio Gondim) 2017
  • 101 Reinvençõezinhas (Infantil) (Antologia em parceria com Fábio Gondim) 2018
  • Prosas e Segredos da Morena (Contos) (Organizadora, com Fábio Gondim, de Coletânea)
  • Era uma vez (Histórias Infantis em verso e prosa) 2019
  • Na Trilha das Formigas (Poesia, Ed. Life) 2020
  • Coletânea de Fotoliteratura de Roberto Higa, pelos 50 anos (prelo)

DIDÁTICOS

BERNARDELLI, A. M. C. Curso Estadual Preparatório para o Vestibular – CEPV. Preparatório para vestibular local – SED, 2008 e 2009

BERNARDELLI, A. M. C. Gramática e Redação para concursos públicos. Apostilas de Gramática e Redação (Concursos Públicos), 2008.

BERNARDELLI, A. M. C. Gramática, Redação e Literatura para vestibular. Apostilas de Gramática, Redação e Literatura (Cursos Pré-Vestibular), 2008.

BERNARDELLI, A. M. C. Resumos literários. Coletânea de Resumos de Obras Literárias, 2008.

BERNARDELLI, A. M. C. Coletânea de Provas de Vestibulares UFMS de 2002 a 2007. Preparação para vestibular local, 2007.

BERNARDELLI, A. M. C. A vingança da Amazônia. Livro – Aventura e Ficção, 2006.

BERNARDELLI, A. M. C. Literatura Portuguesa. Apostilas para o curso de Letras. Campo Grande: UCDB 2002.

BERNARDELLI, A.M.C. Apostila de redação TRT, Apostila de redação TER, Apostila de redação INSS, Apostila de redação Polícia Federal.

BERNARDELLI, A.M.C. Apostila de redação oficial – Banco do Brasil, Caixa Econômica

Ensaísta, atua na área de crítica literária tendo inúmeras publicações em revistas e jornais

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Em sua atuação profissional, Ana Maria Bernardelli iniciou atividades em Presidente Prudente/SP, como Professora de Piano no Conservatório Municipal de Presidente Prudente (1975 a 1977). De 1984 a 1990, foi Coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental no Colégio Beneditino Cristo Rei e de 1990 a 1993, Professora de Língua Portuguesa no Colégio Anglo. Em 1994, ao se mudar para Mato Grosso do Sul e fixar residência em Campo Grande/MS, dedicou-se concomitantemente ao ensino em diversas entidades educacionais, tendo por 18 anos sido Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio e Pré-Vestibular no Colégio Salesiano Dom Bosco (de 1994 a 2012), exercendo ainda nesse período Assessoria pedagógica em Língua Portuguesa nas escolas particulares: Harmonia, Alexandre Fleming, Espaço Livre, Colégio Atenas, Colégio Salesiano Dom Bosco (Campo Grande/MS) e Colégio Salesiano São Gonçalo (Corumbá/MS) de 1992 a 1996 – além de Professora de cursinho preparatório para vestibulares nas Escolas: Colégio Salesiano Dom Bosco, Nota 10, Curso Refferencial (Campo Grande/MS) e Colégio Delphos (Dourados/MS), de 1998 a 2011. Atuou ainda como Professora de Literatura Portuguesa de 2002 a 2004 na Universidade Católica Dom Bosco. Ana Maria Bernardelli também foi Professora de redação para concursos à Fundação Carlos Chagas, Cespe, Cesgranrio Fundação Getúlio Vargas, Esaf (Concursos para PF, PRF, MPU, TRIBUNAIS) durante 18 anos, no Neon Concursos, de 2000 a 2018; bem como Professora de redação para concursos públicos e Pós-graduação (Metodologia Científica) no Libera Limes (de 2011 a 2012), Professora de Redação no Curso Refferencial em preparatório para universidades (2011 a 2018) e Preparatório para Concursos Públicos na área de Língua Portuguesa no Curso Nivaldo Azevedo (2017 a 2019). Durante sete anos, de 2007 a 2014, foi Capacitadora de docentes da ACP e Capacitadora de docentes do CEPV (Curso Estadual Preparatório para o Vestibular) Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Tomou posse na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras em 15 de fevereiro de 2022, sendo saudada em nome da ASL, na ocasião, pelo acadêmico Rubenio Marcelo.

A Cadeira nº 27 da ASL pertenceu anteriormente a saudosa acadêmica Lélia Rita Figueiredo Ribeiro.