FÁBIO DO VALE
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Cadeira nº 14
Fábio Pereira do Vale Machado é escritor e professor com doutorado e pós-doutorado em estudos de linguagens; também pesquisador, bem como organizador de eventos educacionais e atividades culturais. Graduado em Letras e Pedagogia.
Natural de Campo Grande-MS.
Fábio do Vale é professor dos segmentos universitário, pré-vestibular e colegial, e pesquisador de Literatura Contemporânea e da América Latina. Extremamente dedicado às atividades educativas, é frequente palestrante, participante de bancas universitárias, parecerista, curador e organizador de projetos e eventos culturais, além de membro de corpo editorial de diversas publicações acadêmicas, entre inúmeras outras atividades.
- Graduado em Letras pela UNICESUMAR (Maringá, Paraná, PR) e em Pedagogia pela UNIFACVEST (Lages, Santa Catarina, SC)
- Mestre em Letras pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
- Doutor e Pós-doutor pela UFMS em Estudos de Linguagens pelo PPGEL, TFAALC – Faculdade de Artes, Letras e Comunicação na linha de pesquisa: Representação, Cultura e Literatura.
Tem pós-doutorados pelas USP, AÍes e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui o curso da Escola Superior de Controle Extemo EaD – Tribunal de Contas de MS, ESCOEX.
PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
“O Refém do Abandono” (romance)
“Candelabro Poético” (poemas)
“A Voz e a Resistência Feminina na Obra Senhorinha Barbosa Lopes” (romance)
“Dificuldades de Aprendizagem na Infância” (teórico)
“A Literatura Comparada no Brasil de hoje” (acadêmico), coautor
“Era uma vez – Histórias infantis em Prosa e Verso” (literatura), coautor
Pesquisador e participante da Obras 90 anos da Rádio Difusora sob a coordenação do professor Hildebrando Campestrini pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS)
Outras Participações Culturais
Prefaciador de inúmeras obras, Fábio do Vale também é membro dos Corpos Editoriais da RECAM – Revista Camalotes (da qual é fundador e Editor-Chefe); da Gama Editorial; da RELAEC – Revista Latino-americana de Estudos Científicos; dos Cadernos de Estudos Culturais e da RELACuII – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. Participou na organização e curadoria em diversos eventos, como as 30ª e 31ª Noites Nacionais da Poesia; II Congreso Paraguayo de Lingüística Aplicada / Panel: Estudios culturales comparados descoloniales: literatura, arte y lenguajes; Cosaco – Congresso Intemacional: conexões de saberes contemporâneos; Clube de Leitura do Colégio Classe A e Congresso Internacional: Latinidades: Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços: Cultura, Arte, Literatura e Educação. Organizador de eventos educacionais e atividades culturais, atua como parecerista no Centro Latino-americano de Estudos em Cultura. Foi palestrante no Circuito FLIP 2022 – Festa Literiíria Intemacional de Paraty no Rio de Janeiro proferindo palestra na Casa Tyiwaras Tikunas.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Professor e Coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade Insted, é conteudista e atua nos segmentos universitário, pré-vestibular e colegial. Professor também de Obras Literárias para os vestibulares regionais e nacionais. Extremamente dedicado às atividades educativas, é frequente palestrante nas redes escolares de Ensino municipal, estadual e privada, bem como em Universidades pública e privada e eventos como o Intemacional Zíterotura y Conubarnos na Argentina e PROLER. Organizador e curador do COSACO – Congresso Intemacional: Conexões de
Saberes Contemporâneos; membro coordenador do Grupo de Pesquisa em Saberes Contemporâneos – GPESC, membro ainda da ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada, do Núcleo de Estudos Culturais Comparados NECCruFMS e do NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas – UEMS/CNPq.
Fábio do Vale procede como pesquisador de Literatura contemporânea e América Latina; membro de bancas universitárias em especialização, mestrado e doutorado, bem como parecerista, entre inúmeras outras atividades. Participa como colunista no site Campo Grande Notícias.
ASL
Tomou posse na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras em 24 de novembro de 2023, sendo saudado em nome da ASL, na ocasião, pelo acadêmico Pedro Chaves dos Santos Filho.
A Cadeira nº 14 da ASL pertenceu anteriormente aos saudosos acadêmicos Jorge Antonio Siufi e Hermano de Melo.