MARCOS ESTEVÃO
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Cadeira nº 24
Marcos Estevão dos Santos Moura é escritor e médico psiquiatra, psiquiatra forense e hipniatra, além de Major Médico da Reserva do Exército Brasileiro. É autor de diversos livros nas áreas literária e técnica. Palestrante, proferiu palestras em diversas regiões brasileiras.
Natural de Belém-PA, reside em Campo Grande desde fevereiro de 1993.
- Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará/UFPA
- Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
- Especialista em Psiquiatria e em Psiquiatria Forense pelas Associação Brasileira de Psiquiatria/ABP e Associação Médica Brasileira/AMB
Entre outros cursos realizados: no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -SP, na Escola Paulista de Medicina; no ”, no American Psychiatric Association (APA) Annual Meeting, CME; e na Santa Casa de Campo Grande / MS.
PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
“A Caserna em Versos e Rimas e um Pouco de Prosa”, Life Editora (2010)
“Meu Nome é Romualdo”, Life Editora (2016)
“Dependência Química – Uma Prisão de Ponta-cabeça”, Life Editora (2016)
“Pedaços de Mim”, Life Editora (2017)
“Circulus Libenter”, Life Editora (2019)
“Távola de Palavras e Silêncios”, Life Editora (2021)
PARTICIPAÇÃO NAS COLETÂNEAS
E os Poetas Falaram, ANE/MS (1998)
Caminhos, UBE/MS (2002)
Novos Talentos, UBE/MS (2004)
E os Poetas Falaram 2, ANE/MS (2006)
Ramagens, Gráfica e Editora Brasília Ltda. (2014)
Mato Grosso do Sul 40 anos, Editora Biblio (2017)
101 Reinvenções, Life Editora (2017)
Prosas e Segredos da Morena, Life Editora (2018)
Era Uma Vez, Life Editora (2019)
Poemas de Quarentena, Biblio Editora (2020)
2a Antologia Natal com Poesia, Biblio Editora (2020)
Encantos Nordestinos, SWA Instituto (2021)
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Na área profissional, Marcos Estevão participou de dezenas de Cursos, Projetos, Jornadas, Encontros e Congressos nas áreas de psiquiatria, hipnose e dependências químicas no Brasil e no Exterior. Em suas atividades atuais, além de Diretor Técnico e Clínico da PROMAGNI – Estimulação Magnética Transcraniana, participa da Diretoria de Ética da Associação Brasileira de Estimulação Cerebral (ABECer); é Vice-Presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas de Mato Grosso do Sul (CEAD / MS); Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul; Conselheiro Convidado por Notório Saber do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas de Mato Grosso do Sul (CEAD / MS); e Membro da Associação Brasileira de Hipnose. Médico Psiquiatra R/1do Exército Brasileiro, foi também Médico Psiquiatra da UFMS de 1996 a 2008; preceptor da Residência Médica em Psiquiatria da Santa Casa de Campo Grande e da UFMS, de 1997 a 2017; e perito credenciado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul no período de 2006 a 2010. Entre outros reconhecimentos concedidos, foi condecorado com o título honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense, pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (2015) e Mérito pela Valorização da Vida, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em reconhecimento à significativa contribuição nas ações de implementação e fortalecimento da Política Nacional sobre Drogas (2010). Recebeu também a Medalha do Mérito Médico, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, em 2017. Tem ainda vários estudos acadêmicos publicados. Recebeu prêmio de publicação pela Editora Litteris, do Rio de Janeiro, em “Best-Seller – O Melhor da Literatura” e “Um Amor Diferente”, em 1997 e 1998.
Tomou posse na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras em 19 de abril de 2022, sendo saudado em nome da ASL, na ocasião, pelo acadêmico Rubenio Marcelo.
A Cadeira nº 24 da ASL pertenceu anteriormente aos saudosos acadêmicos Arassuay Gomes de Castro e Francisco Albuquerque Palhano.