OSWALDO BARBOSA DE ALMEIDA
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Cadeira nº 3
Natural de Coxim-MS e residente em Campo Grande, é escritor e advogado.
Escreveu e publicou dois livros:
a) “Memórias… e outras histórias”, com 340 páginas, pela Editora Life, de Campo Grande, em 2011. Trata-se de obra memorialista, em que o autor usa sua experiência de vida e sua atuação pessoal e profissional como roteiro para descrever lugares, costumes, fatos e curiosidades locais, nacionais e internacionais, contar histórias, etc.;
b) “Sobre Corujas e outras espécies”, contendo 174 páginas, pela Gibim Gráfica e Editora, Ltda., de Campo Grande, em 2014. É uma compilação de textos já publicados no principal jornal do Estado ao longo de aproximadamente três anos, abrangendo crônicas e artigos de opinião, com críticas de costumes, da política, etc., além de uma resenha histórica sobre o sistema constitucional brasileiro. Neste livro o autor incursiona também pela ficção, apresentando seis pequenos contos sobre temática variada, entre o urbano e o sertanejo.
É colaborador do jornal “Correio do Estado”, de Campo Grande, desde o ano de 2006, com artigos de opinião e crônicas ou minicontos, a princípio com publicações esporádicas, e, a partir de julho de 2010, com assiduidade, totalizando 211 (duzentos e onze) textos até o dia 1º de fevereiro/2018.
Tomou posse na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras na noite de 23/02/2018, sendo saudado – em nome da ASL, na ocasião – pelo acadêmico Rubenio Marcelo.
A Cadeira nº 3 da ASL pertenceu anteriormente ao saudoso acadêmico Heliophar de Almeida Serra.