Com a presença da escritora e jornalista Nélida Piñon e várias outras autoridades, aconteceu, na noite de sábado p.p, no Teatro Fernanda Montenegro, o encerramento das atividades e a revelação dos vencedores e premiação da etapa finalíssima do maior evento poético do Mato Grosso do Sul: o concurso literário “Noite Nacional da Poesia”, realizado anualmente em Campo Grande, com a participação de concorrentes de vários Estados.
Nesta finalíssima da 17ª edição, que contou com as avaliações das performances poéticas dos dez melhores trabalhos inscritos, os jurados apontaram as três melhores poesias, as quais receberam as suas respectivas premiações.
O poeta/escritor Rubenio Marcelo, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, foi merecidamente o vencedor, em valor literário/conteúdo poético, concorrendo com o seu antológico poema “Frígida Efígie”, reproduzido abaixo.
Foi homenageado também no evento – como destaque pelo trabalho realizado na cultura do estado do MS – o presidente da Funcesp e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, professor Américo Calheiros.
A “Noite Nacional da Poesia” foi instituída em Campo Grande através do Decreto Municipal nº 5.882 de 22.05.89. O concorrido evento cultural é realizado pela Funcesp juntamente com a Ube/MS (União Brasileira de Escritores), e a cada ano é “a menina dos olhos” dos poetas de todas as partes do Brasil.
De parabéns estão a Ube/MS, a Funcesp, a Comissão Organizadora, a Comissão Julgadora e especialmente, o grande vencedor do respeitável festival, o escritor e acadêmico Rubenio Marcelo.

Em sala reservada da Biblioteca do campus local da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, na memorável noite do dia 10 do corrente, realizou-se a histórica solenidade da entrega de 86 livros – de autoria de membros da ASL – doados para exposição e acervo da referida Biblioteca. O presidente da Academia, Francisco Leal de Queiroz, o secretário-geral, Rubenio Marcelo, e demais membros da diretoria e acadêmicos presentes foram calorosamente recebidos pelo magnífico reitor Pedro Chaves dos Santos Filho.

Convite – Haverá na noite deste sábado, 15/05, no Teatro Fernanda Montenegro, (Rua 26 de agosto, 63), a convite da acadêmica Raquel Naveira, uma palestra com a jornalista e ex-presidente da ABL, Nélida Pinõn.

O prazo de entrega para o Concurso de Contos ULISSES SERRA foi prorrogado pela Portaria nº 05, de 06/12/03, sendo estendido até a data de 12 de março de 2004. Pode concorrer qualquer pessoa, desde que resida em Mato Grosso do Sul. O tema é livre e o trabalho deve ser original, inédito e escrito em língua portuguesa. Cada autor pode concorrer com até 02 contos. Demais dúvidas podem ser tiradas através do edital, que está neste site, por e-mail ou telefone (382-1395).

Segunda-feira, dia 10.05, às 20:00 h, será a solenidade de entrega das obras dos Acadêmicos da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras à Biblioteca Central da Uniderp, onde será formalizado um espaço especial para referidos autores. O evento sacramentará a parceria lítero-cultural entre as duas entidades (ASL e UNIDERP).
Na oportunidade haverá uma apresentação cultural, bem como, a presença dos membros da Reitoria e da Coordenação do Curso de Letras e também de sócios efetivos deste Sodalício.
Todos são convidados para a referida solenidade cultural.