Está circulando o n. 5 da Revista da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, que traz textos do patrono Raul Machado (excelente poeta, que, nos meados do século passado, foi juiz auditor militar em Campo Grande), dos acadêmicos Raquel Naveira, Paulo Corrêa de Oliveira, Abrão Razuk, Arassuay Gomes de Castro, Heliophar de Almeida Serra, Hernani Donato, Acyr Vaz Guimarães e Enilda Mongenot Pires.
O Secretário-Geral e o Vice-Presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, acadêmicos Rubenio Marcelo e Reginaldo Araújo, respectivamente, realizaram a abertura da solenidade de encerramento (dia 27.10.04) do 1º Simpósio de Comunicação da Universidade da Grande Dourados (evento promovido pela 1ª turma do curso de jornalismo da Unigran, que aconteceu nos dias 25 a 27 de outubro/2004).
Em discursos seqüenciados, os dois acadêmicos da ASL – que foram convidados pela direção da Unigran – traçaram o paralelo entre a literatura e o jornalismo, mostraram a situação cultural atual do nosso Estado e a importância do livro e da leitura na formação intelectual da sociedade.
Após as explanações técnicas dos escritores e acadêmicos Rubenio Marcelo e Reginaldo Araújo, também manifestaram-se, na pauta de debates da noite, o vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Fred Ghedini, e o membro da Executiva Nacional do Partido Popular Socialista, jornalista Davi Emerich.
Participaram do Simpósio – que ocorreu no anfiteatro da Unigran – grande público formado por acadêmicos de Jornalismo, profissionais da área de Comunicação, professores, políticos (dentre estes, os deputados federais Geraldo Resende e Murilo Zauith), membros de entidades educativas e literárias, além da reitora da instituição, a professora Rosa Maria D’Amato De Déa, e outras autoridades de vários segmentos.
O Simpósio contou ainda com conferências sobre os temas: “A Imprensa regional como fonte de pesquisa” (com o professor João Carlos Souza, da UFMS), “Fotojornalismo e cinejornalismo” (com Marcelo Januário, da ECA-USP), e com a palestra proferida – no primeiro dia do evento – pelo editor-chefe da TV Morena, Orlando Loureiro, sobre o tema “A Televisão Brasileira e a Memória Regional”.