Acadêmico é homenageado no Dia do Escritor – Hélio Serejo recebeu, da Fundação Municipal de Cultura – FUNDAC, uma placa de homenagem pelo conjunto de sua obra literária exuberante e ímpar, abrangendo temas regionais e fronteiriços. Na ocasião, a FUNDAC – sob a presidência do também acadêmico Américo Calheiros – homenageou ainda os demais escritores de nosso Estado, com a inauguração da “Estante da Literatura Sul-Mato-Grossense”, agora parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal (situada no Horto Florestal), o que vem ressaltar a importância da nossa Literatura e, sobretudo, das bibliotecas no âmbito sócio-cultural.
A Estante, que recebeu o nome do ilustre acadêmico escritor e autêntico historiador Hélio Serejo, possui um acervo de mais de 1.000 volumes de obras resgatando – em verso e prosa – a nossa produção literária regional.
No concorrido evento, que – dentre tantas autoridades – contou com a presença do prefeito Nelsinho Trad, o presidente da FUNDAC, acadêmico Américo Calheiros, afirmou com sabedoria: – “Promover a leitura e a informação é o primeiro passo para se consolidar a cidadania e desenvolver o senso crítico”.
O prefeito de Campo Grande enfatizou que “A leitura é uma ferramenta para se chegar ao conhecimento e à cultura através das obras produzidas pelos nossos escritores”.
Representando a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o presidente Reginaldo Alves de Araújo lembrou que a primeira biblioteca foi datada de três milênios atrás, construída pelos faraós, e a primeira biblioteca pública consta da época de Júlio César na Grécia Antiga: – “Desde esses tempos o livro é tido como um amigo do homem”.
Já Helita Lemos Serejo Fontão, filha do homenageado, leu a placa concedida a Hélio Serejo destacando, emocionada, a poesia do pai: “A velhice me alcança, mas para dizer do meu amor encerro em versos”.
A Biblioteca Pública Municipal está aberta aos visitantes de terça a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas; na segunda-feira, das 13 horas às 17 horas, e também aos sábados no período matutino, das 8 horas às 12 horas.
A Diretoria