Ulisses Serra – Fundador da ASL

– Um Sucesso! Estas duas palavras definem plenamente o que foi a solenidade que aconteceu recentemente, quando a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras comemorou o centenário de nascimento de Ulisses Serra (fundador do Sodalício) e celebrou os 35 anos de existência da instituição.
O evento, que aconteceu no auditório da Fiems (Campo Grande) marcou a data nos anais da Academia e também na memória de todos que compareceram ao concorrido e bem-organizado acontecimento.
Com a presença maciça de escritores membros da ASL, familiares de Ulisses Serra e demais acadêmicos, autoridades, intelectuais, órgãos da imprensa e convidados de diversos setores da comunidade, a sessão solene teve início com a execução do Hino de Mato Grosso do Sul, cantado por Jane Ribeiro.
Após a abertura realizada pelo presidente Reginaldo Alves de Araújo, o secretário-geral da Academia, acadêmico Rubenio Marcelo, fez um preâmbulo, lendo a primeira Ata oficial do Sodalício, documento de valor histórico inestimável que foi consignado como o Registro nº 1 da Entidade e que foi lavrado, no dia 6 de novembro de 1971, de próprio punho por Ulisses Serra.
A seguir, vieram respectivamente os belíssimos e emocionados discursos dos acadêmicos José Couto Vieira Pontes (um dos fundadores da Academia) e Heliophar de Almeida Serra (irmão de Ulisses).
O evento contou ainda com declamação do acadêmico Geraldo Ramon Pereira, que recitou um soneto de sua autoria em homenagem a Ulisses Serra.
A solenidade foi encerrada com o discurso do presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, acadêmico Reginaldo Alves de Araújo.
A seguir, por ocasião do coquetel, foi distribuída uma nova edição do livro Camalotes e Guavirais de Ulisses Serra (o primeiro lançamento oficial desta obra aconteceu no dia 13 de outubro de 1971). Esta edição comemorativa do centenário do seu autor foi preparada pelo Instituto Histórico e Geográfico de MS.