Em confraternização de final de ano (que reuniu acadêmicos e familiares, além de convidados e diversas autoridades), foi lançada, na noite de 14/12, no espaço cultural da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (Rua Rui Barbosa, 2624, Centro) – a edição nº 18 da nova Revista da ASL, que traz uma coletânea em verso e prosa (poesias, contos, crônicas e outros textos literários) de membros do Sodalício, bem como os contos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares no Concurso de Contos Ulisses Serra da ASL – Ed. 2010. Esta edição da Revista presta homenagem ao saudoso acadêmico Eduardo Machado Metello.

   Já tradicional na história da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, foi promovida recentemente a edição 2010 do “Concurso de Contos Ulisses Serra”, que homenageia um dos fundadores da ASL (o escritor Ulisses Serra) e é tido como um dos principais concursos literários do Estado, sempre contando com grande número de concorrentes (escritores estaduais).
Nesta edição recente do Concurso foram classificados os seguintes contistas:
– 1º Lugar – Lilian Jorge (de Deodápolis/MS), com o conto “Gato Preto”;
– 2º Lugar – Juliano Borges (de Corumbá/MS), com o conto “réquiem de amores vãos que a dor de sangue, escorrendo em rios, resume”;
– 3º Lugar – Mayara Pereira Dau (de Dourados/MS), com o conto “Lições de um caminhão de lixo”.

   Revista: Com a sua distribuição gratuita [e dirigida], a Revista da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras tem a finalidade de divulgar os trabalhos literários de seus acadêmicos perante, especialmente, as instituições educacionais e culturais do nosso Estado. Apreciada pelos diversos setores da comunidade, a publicação tem sido utilizada também como importante fonte de pesquisas, especialmente no seio da classe estudantil do Estado, que tem procurado com frequência a Academia.

Maria Adélia Menegazzo

 

Em cerimônia que aconteceu na noite de 08/12/2010, no Auditório da ANOREG-MS (Travessa Tabelião Nelson Seba, 50 – B. Chácara Cachoeira – Campo Grande), tivemos a solenidade de posse, na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da nova acadêmica Maria Adélia Menegazzo.
Na referida sessão magna de posse, Maria Adélia Menegazzo foi recepcionada em discurso pela confreira Maria da Glória Sá Rosa e – após prestar juramento acadêmico e assinar Termo – foi diplomada e ocupou oficialmente a Cadeira nº 09 do sodalício (cujo patrono é Mascarenhas de Morais), que se encontrava vaga e tinha sido ocupada anteriormente pelo saudoso acadêmico Frei Gregório de Protásio Alves. Alfim, proferiu o seu discurso de posse.
Residente em Campo Grande/MS, a escritora Maria Adélia Menegazzo possui graduação em Letras (pela Universidade Estadual Paulista), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Pós-doutorada em 2010, é professora da UFMS desde 1981. Possui experiência na área de letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, poéticas contemporâneas, Manoel de Barros, Literatura Brasileira.
É autora de vários livros publicados, como por exemplo: “A poética do recorte – Estudo de Literatura Brasileira Contemporânea”, “Alquimia do Verbo e das Tintas nas Poéticas de Vanguarda”, e “Travessias e limites – Escritos sobre identidade e o regional” (este em coautoria com Álvaro Banducci Júnior).