O acadêmico Rubenio Marcelo lançou uma nova obra literária: “Voo de Polens – 100 sonetos e outros rebentos poéticos”, livro que traz a chancela do FMIC/FUNDAC e tem Apresentação do acadêmico José do Couto Vieira Pontes (ASL) e Prefácio do acadêmico Astênio Fernandes (da APL).
O lançamento oficial aconteceu em concorrida cerimônia (com eclética pauta artística) na noite de 10 de abril p.p., no Auditório do CREA-MS (Campo Grande).
Lançamento de “Voo de Polens” em Anastácio-MS: Já na noite de 2 de maio p.p., no Centro de Convenções Prefeito Cláudio Valério, durante Noite Cultural alusiva ao aniversário do município, foi a vez do público anastaciano ter acesso ao novo livro do poeta/escritor [e secretário-geral da ASL] Rubenio Marcelo. O concorrido evento aconteceu a convite do prefeito Douglas Figueiredo, que se fez presente. Tudo foi mais uma vez coroado de pleno, e o lançamento em Anastácio contou com grande número de público e presenças de inúmeras autoridades da região, inclusive os ilustres acadêmicos da ASL Paulo Corrêa e José Pedro Frazão (que fez a apresentação do livro e do autor). Ao final, Rubenio Marcelo autografou seu novo livro e interagiu culturalmente com seus leitores.
Crítica: num dos trechos da Apresentação da obra, o escritor e acadêmico José do Couto Vieira Pontes assevera: “Este novo livro de Rubenio Marcelo, intitulado “Voo de Polens – 100 sonetos e outros rebentos poéticos”, é profundo. Como o título já sugere, compõe-se ele de sonetos tradicionais, ao lado de versos livres/brancos, numa combinação feliz, a evidenciar que a poesia pode assumir todas as formas de composição, sem perder o âmago de sua substanciosa mensagem”.
A acadêmica e doutora honoris causa pela UFMS, Maria da Glória Sá Rosa, assim afirma: “Em constante contacto com as forças líricas de um mundo em gestação, Rubenio luta com as palavras no afã de construir versos que definem o estatuto de uma poesia em permanente recriação”.
Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de MS, assegura: “Escritor sofisticado, de privilegiada inspiração, Rubenio passeia, de forma magistral, pelos mais distintos temas, mantendo sua excelência criativa e apurada erudição”.
Raquel Naveira, por sua vez, analisando este novo livro de Rubenio, diz: “Em ‘Voo de Polens’, Rubenio Marcelo, poeta de veia simbolista e tom grave, apresenta uma poesia que é flor e semente, uma poesia que busca a luz, pois, para ele, é preciso que brote “A luz àquele que sabe ser luz!”. De olhar altivo, às vezes tímido como um girassol solitário, o poeta busca no jogo da vida uma saída, “envolto em espinhos e roseiras”. (…) O “Voo de Polens” se derrama fecundo sobre terras e plantas do sul de Mato Grosso, entre passeios por avenidas e rios de camalotes, pois o poeta é como “estame de flor” neste cerrado”.
Já o jornalista e acadêmico José Pedro Frazão afirma: “Não é somente neste “Voo de Polens…” que a poesia de Rubenio Marcelo poliniza a seara das artes. A poesia, como arte da linguagem humana, revela-se na palavra poética desse autor, polinizando a estética, as falas e a audição. Seus versos fecundam sensações líricas, crítica social e clamores do existencialismo, num jogo semântico que se reconstrói a cada poema. Ler Rubenio é, além de exercício de prazer, um compromisso com a rica literatura”.

 

Obs: o livro pode ser adquirido na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.