Aconteceu na noite de 31 de outubro p.p., às 19h30min, a solenidade aberta (comemoração) de 42 anos de fundação da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
Como pauta do esperado evento comemorativo, que foi um dos mais concorridos: – a entrega das premiações aos ganhadores [1º, 2º e 3º lugares] do Concurso de Contos Ulisses Serra e do Concurso de Poesias Oliva Enciso da ASL (edição/ano 2013); – o lançamento da nova Revista da ASL (ed. nº 24, que foi entregue também ao público presente).
Os vencedores dos Concursos, como já anunciados anteriormente, foram:
Na categoria Poesias: 1º Lugar: “Insensatez” (autora: Sylvia Odinei Cesco – de Campo Grande/MS); 2º Lugar: “Canção do subúrbio” (autor: Paulo Henrique Benites Ramos – de Campo Grande/MS); 3º Lugar: “Divagações de Lídia” (autor: Welington Oliveira de Souza Costa – de Campo Grande/MS).
Na categoria Contos: 1º Lugar: “Bicho Pantaneiro” (autora: Zélia Vieira de Quevedo Bakargi – de Aquidauana/MS); 2º Lugar: “A noite do medo” (autor: Marcos Coelho Cardoso – de Dourados/MS); 3º Lugar: “Policarpo e a assombração do Morro da Anta” (autor: Etevaldo Vieira de Oliveira – de Camapuã/MS).
Conforme Editais/regulamentos dos concursos, os autores classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares foram premiados, respectivamente, com 70, 60 e 50 exemplares da Revista da Academia n. 24 [que incluiu as publicações dos textos vencedores], bem como com placas alusivas às respectivas classificações.

A Fundação de Cultura do Estado (FCMS) divulgou nesta quinta-feira (10/10/2013) a relação dos escritores vencedores [por categoria] do “II Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul”.
Dentre os vencedores, foram premiadas as escritoras e acadêmicas Lucilene Machado (com o seu livro “Biografia de Amores” – na categoria “Crônica”) e Raquel Naveira (com seu livro “Sangue Português: raízes, formação e lusofonia” – na categoria “Poesia”).
Conforme consta, o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, afirma: “O aumento de obras inscritas no Prêmio Guavira este ano revela não só sua importância como o consagra já em sua segunda edição. Recebemos 120 obras de 17 estados brasileiros, um aumento significativo de 32% em relação a primeira edição. São dados que revelam que Mato Grosso do Sul alcançou suas expectativas em relação ao incentivo ao livro”.
Lucilene Machado Garcia Arf é a titular da cadeira nº 36 da ASL, e Raquel Maria Carvalho Naveira é a titular da Cadeira nº 8 da ASL.
De parabéns as duas acadêmicas.