Os poetas Elizabeth Fonseca, Guimarães Rocha, Henrique Alberto de Medeiros Filho, Ileides Muller e Rubenio Marcelo – que são membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e já publicaram várias obras solo – juntaram-se agora em parceria no livro ‘VERTENTES: Nossos Poemas’, que foi lançado pela Editora Life em concorrido evento na noite desta terça 10, na sede da ASL.
Antes da sessão de autógrafos, aconteceu uma mesa literária com os cinco autores, que teve mediação da professora e ensaísta Ana Maria Bernardelli. O lançamento contou com expressivo público e teve abertura artística com o violonista e consertista Marcelo Fernandes. Ao final, os cinco autores interagiram com os convidados presentes.
Com prefácio de Geraldo Ramon Pereira, apresentação de Ana Bernardelli e uma especial sinopse (na contracapa) do imortal Carlos Nejar, da ABL, “Vertentes…” possui 262 págs, reunindo 180 poemas e mostrando a diversidade de estilos literários dos cinco poetas, que com destaque já militam há décadas na literatura.
*Na foto, os autores Henrique de Medeiros – Ileides Muller – Guimarães – Elizabeth e Rubenio Marcelo – (foto de Julia Leite)
Acontecerá na próxima terça-feira (10) o lançamento do livro “Vertentes: Nossos Poemas”, obra idealizada pela Life Editora reunindo os poetas Elizabeth Fonseca, Guimarães Rocha, Henrique de Medeiros, Ileides Muller e Rubenio Marcelo, todos membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e já com vários livros publicados. A obra tem prefácio do acadêmico poeta Geraldo Ramon Pereira, e apresentação da professora e ensaísta Ana Maria Bernardelli; traz também comentário do imortal Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras.
Na abertura do evento, haverá uma apresentação artística do violonista clássico e concertista Marcelo Fernandes, doutor em música e um dos principais nomes do violão contemporâneo. A noite de autógrafos, que acontece a partir das 19h30min na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, contará com a realização de uma mesa literária com os cinco autores, com mediação de Ana Maria Bernardelli. “‘Vertentes’ é uma obra que marca pelo inusitado da publicação e pela diversidade em completa e mágica harmonia. Em um só instante o leitor terá a oportunidade de conhecer cinco poetas da literatura do MS, cinco universos diferentes, cada qual com sua essência poética”, resumiu Ana Maria.
Geraldo Ramon Pereira assim asseverou num trecho do seu prefácio: “Vertentes – Nossos Poemas’, em suma, é uma espécie de graal contendo cinco essências poéticas diferenciadas, mágica e caprichosamente integradas em performances linguísticas, com o fito de embevecer os privilegiados leitores”. Ramon definiu também um pouco do estilo de cada autor: Rubenio Marcelo apresenta poemas em versos livres, com forte dosagem metafórica e filosófica, repletos de simbolismo, que nos convidam à reflexão; Ileides Muller traz poemas que induzem à meditação, exercitando especialmente a fé e a virtude; Guimarães Rocha traz ora poemas românticos, ora temas de valorização da pátria e da família, dentre outras temáticas; Já os versos de Henrique de Medeiros são mais livres, fortes e fluentes, à custa de vocábulos bem escolhidos; e Elizabeth Fonseca traz versos caracterizados pela objetividade, com ternura e leveza, enfocando pessoas, fatos, lugares. Uma oportunidade única de conhecer diferentes estilos da literatura sul-mato-grossense em uma única obra.
Serviço: O livro “Vertentes: Nossos Poemas”, 262 páginas, 180 poemas, idealizado pela Life Editora, será lançado na próxima terça-feira, dia 10 de março, a partir das 19h30min na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras: Rua 14 de Julho nº 4653 – São Francisco. Na ocasião será realizada uma mesa literária com os cinco autores.