Nos eventos da Academia, as atividades sempre são iniciadas com uma apresentação cultural. Na noite da Cerimônia Comemorativa do Cinquentenário, teremos um momento musical com a apresentação do internacional instrumentista e compositor Marcos Assunção, que atualmente vem se dedicando ao seu novo projeto “Viola para o Mundo”, bem como novas edições de livros autorais de método musical.
Marcos Assunção é natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Já aos 7 anos de idade participava da banda Marcial da escola; começou a estudar violão e guitarra aos 13 anos. É graduado em música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduado em Educação Musical. Em 2008, recebeu o prêmio nacional do Projeto Pixinguinha, Prêmios Produção (FUNARTE–RJ).
Apresentou-se como concertista e palestrante em importantes eventos culturais pelo Brasil, América do Sul e Europa. Participou de festivais como na Universidade de Antofagasta (Chile), Festival Tensamba (Espanha), Festival de Jazz em La laguna – Tenerife Norte (Ilhas Canárias).
Tem cinco CDs lançados, e é autor do livro método “Viola Brasileira Volume I”. Suas interpretações vão desde a polca paraguaia até o blues. Marcos Assunção foi também coordenador pedagógico do projeto Som das Águas, diretor musical e arranjador da orquestra Camerata Violeira e criador do Festival JAZZ e VIOLA de Campo Grande.
A ASL irá efetuar uma cerimônia comemorativa de seus 50 anos. Haverá apresentação de video comemorativo sobre a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, bem como o lançamento da canção “Luz das Letras”, o hino oficial da academia, composto recentemente pelos imortais Rubenio Marcelo – diretor de cultura da instituição – autor da música e da melodia, e Henrique Alberto de Medeiros Filho – atual presidente da casa e autor da letra -. O vídeo mostra a instituição a partir do depoimento de seus integrantes, enfatizando os propósitos educativos, culturais e literários da casa, que há cinco décadas preserva e fomenta as tradições literárias e a cultura de Mato Grosso do Sul. No Hino, os autores retratam os aspectos culturais e históricos da academia, celebrando desde nomes dos fundadores até a tradição e as metas da entidade. A Academia irá ainda laurear algumas personalidades, instituições e empresas que, ao longo de sua história e atualmente, tiveram importante participação na trajetória da ASL. A matéria publicada no jornal Correio do Estado pode ser melhor lida através do link: https://correiodoestado.com.br/correio-b/aniversario-academia-de-letras-de-ms/393100
Eleitos mas ainda não empossados – estão sendo estudadas datas para cerimônias de posse -, Ana Maria Bernardelli e Humberto Espíndola foram entrevistados pelo jornal Correio do Estado. Suas opiniões sobre a ASL, suas posições culturais e alguns ideais sobre Educação foram abordados. A matéria pode ser melhor lida pelo link: https://correiodoestado.com.br/correio-b/academia-sulmatogrossense-de-letras-ganha-novos-membros/392805