“Acessibilidade: compromisso de cada um” é o tema da palestra do Chá Acadêmico promovido pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras do mês de abril. O palestrante é engenheiro civil e empresário Jary Castro, autor do livro “Ir e vir – Acessibilidade”. Em suas palestras, Jary aborda sobre sua história e a ligação com esse mundo ‘esquecido’ pela sociedade.
A palestra terá início às 19h30min do dia 27 de abril, na sede da ASL em Campo Grande, na rua 14 de julho, 4653, no bairro São Francisco, aberta ao público com entrada franca. Há 22 anos Jary Castro é Palestrante voltado para a área de acessibilidade e mobilidade urbana, tendo a oportunidade de representar tanto Mato Grosso do Sul como o Brasil em congressos e eventos nacionais e internacionais.
“A ideia é desmistificar a acessibilidade, que pertence a todos e não apenas à arquitetura”, explicou Jary Castro a respeito de sua palestra, pois “sempre tive uma ligação forte com a acessibilidade, uma relação de carinho com idosos, tinha pessoas com deficiência na minha família”. Para Jary, sua ligação com acessibilidade foi uma “missão espiritual que recebeu pela vida e sobre a qual foi estudando e se aprimorando”.
O Palestrante
Jary Castro é engenheiro civil graduado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ), com título de MBA em gestão empresarial pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem 35 anos de experiência no ramo da construção civil e gerência de empresas, e há 22 anos é Palestrante na abordagem, de acessibilidade e mobilidade urbana – representou, sobre o tema, tanto Mato Grosso do Sul como o Brasil em congressos e eventos nacionais e internacionais
Jary é autor do livro “Ir e Vir – Acessibilidade: compromisso de cada um “, cujo tema discorre da inclusão de direitos e garantias inerentes a pessoa com deficiência. Entre suas inúmeras atividades profissionais, foi presidente do CREA-MS por 5 anos; foi presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul / IEMS por 4 anos; foi presidente do Sinduscon / MS por 3 anos; foi gerente regional Centro-Oeste do Confea / Conselho Federal de Engenharia e Agronomia por 3 anos; e é sócio-proprietário da Teknica Engenharia há 31 anos.
https://acletrasms.org.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-20-at-14.10.51.jpeg800800Academia de Letrashttps://acletrasms.org.br/wp-content/uploads/2019/07/logo-menu-300x107.jpgAcademia de Letras2022-04-27 23:03:032022-04-27 23:04:06ACESSIBILIDADE É TEMA DE PALESTRA DE JARY CASTRO NA ASL
O escritor e médico psiquiatra Marcos Estevão dos Santos Moura foi empossado pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras como novo imortal entre os acadêmicos integrantes da Casa de Literatura e Cultura. Em sessão solene na sede na ASL, sua diplomação o levou a ocupar a Cadeira nº 24, em sucessão ao acadêmico e escritor Francisco Albuquerque Palhano, falecido em dezembro de 2020.
Marcos Estevão assina seu termo de posse junto ao secretário-geral da ASL, Valmir Batista Corrêa
“A arte tem o poder de sobreviver às maiores desgraças e fazer delas histórias poéticas, romanescas, pinturas etc.”, disse marcos Estevão em seu discurso de posse, ao considerar que o entender da angústia do ser humano tem um momento enriquecedor, que é o de “levar à pessoa que sofre o conhecimento de que o sofrimento não é apenas dela e que existe alguém que pode compreendê-la.” Estevão afirmou procurar “ser a alma humana, que além de ouvir, escuta; que além de ver, percebe; que além de redigir, escreve. E escrevo porque sempre convivi com os escritores, visto que à minha mesa de cabeceira eu estendia seus livros.”
A vice-presidente Marisa Serrano presidiu a solenidade de posse do novo imortal
Marcos Estevão Moura foi saudado pelo acadêmico Rubenio Marcelo; em seu pronunciamento, destacou que o novo acadêmico vem “somar conosco na busca dos ideais das letras e das palavras, honrando os compromissos permanentes com os desígnios da cultura, e especialmente com a Literatura, que é a salvaguarda do pensamento humano.” Para Rubenio Marcelo, faz-se necessário ter “natural conscientização de que a imortalidade do escritor não vem com a Academia, mas sim com a sólida potencialidade da sua obra e com a flama vital do seu reconhecido trabalho através dos tempos.”
O acadêmico Rubenio Marcelo fez a saudação pela ASL a Marcos Estevão
Marisa Serrano, vice-presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, presidiu a solenidade de posse (conduzida conjuntamente com o secretário-geral da ASL, Valmir Batista Corrêa) do agora imortal Marcos Estevão, e ressaltou a renovação que a ASL vem fazendo em seus quadros, após a perda de importantes acadêmicos que recentemente passaram a ser saudosos na academia estadual de letras. Para ela, é muito importante “a responsabilidade de novos membros em dar continuidade ao grande respaldo intelectual, cultural e literário do grande acervo de talentos e obras que sempre aqui habitaram a ASL”.
A pauta cultural da posse teve apresentação da referência musical sul-mato-grossense Lenilde Ramos, consagrada intérprete e instrumentista, e que além de música é escritora e ocupante da cadeira 31 da ASL.
A mesa formada para a Solenidade de Posse de Marcos Estevão na ASL
O novo Imortal
Marcos Estevão dos Santos Moura é escritor e médico psiquiatra, sendo autor de diversos livros nas áreas literária e técnica: “A Caserna em Versos e Rimas e um Pouco de Prosa” (2010), “Meu Nome é Romualdo” (2016), “Dependência Química – Uma Prisão de Ponta-cabeça” (2016), “Pedaços de Mim” (2017), “Circulus Libenter” (2019) e “Távola de Palavras e Silêncios” (2021). Participou ainda em inúmeras coletâneas e antologias. Na área profissional, Marcos Estevão é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará/UFPA, sendo Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com títulos de especialista em Psiquiatria e em Psiquiatria Forense pelas Associação Brasileira de Psiquiatria/ABP e Associação Médica Brasileira/AMB, entre outras graduações – como no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na Escola Paulista de Medicina -, tendo ainda participado de inúmeros cursos no Brasil e no Exterior, entre eles em Honolulu, USA. Entre suas atividades atuais, além de Diretor Técnico e Clínico da PROMAGNI – Estimulação Magnética Transcraniana, participa de diretorias de Associações, Câmara Técnica e Conselhos diversos em Campo Grande-MS. Médico Psiquiatra R/1do Exército Brasileiro, foi também Médico Psiquiatra da UFMS de 1996 a 2008. Natural de Belém-PA, reside em Campo Grande-MS desde 1993. Entre outros reconhecimentos concedidos, foi condecorado com o título honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense, pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (2015) e Mérito pela Valorização da Vida, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em reconhecimento à significativa contribuição nas ações de implementação e fortalecimento da Política Nacional sobre Drogas (2010).
Sobre a ASL – A Academia Sul-Mato-Grossense e Letras foi fundada no dia 30 de outubro de 1971 e comemora seu Cinquentenário. A defesa da língua portuguesa, cultivo da arte literária e todas as expressões artísticas, zelando e incentivando as derivações da cultura nacional e estadual, é a expressão de sua atuação marcante. Constitui uma das casas culturais de maior representação no cenário sul-mato-grossense, reunindo os maiores escritores de Mato Grosso Sul.
https://acletrasms.org.br/wp-content/uploads/2022/04/Academicos-reunidos-com-autoridades-que-compuseram-a-mesa-da-Solenidade.jpg528936Academia de Letrashttps://acletrasms.org.br/wp-content/uploads/2019/07/logo-menu-300x107.jpgAcademia de Letras2022-04-21 16:58:492022-04-21 17:00:30Marcos Estevão empossado imortal da Academia de Letras
https://acletrasms.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Academicos-reunidos-com-autoridades-que-compuseram-a-mesa-da-Solenidade.jpg528936Academia de Letrashttps://acletrasms.org.br/wp-content/uploads/2019/07/logo-menu-300x107.jpgAcademia de Letras2022-04-19 18:06:002023-01-09 18:20:15Posse de Marcos Estevão como imortal na ASL