É com pesar que a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras comunica o falecimento, aos 95 anos, em 29/08/2022, de seu acadêmico Francisco Leal de Queiroz – Cadeira nº 37 e ex-presidente desta Casa de Cultura. Natural de Paranaíba, MS, o escritor Leal de Queiróz era graduado em Direito e ocupou inúmeros cargos públicos nos dois Mato Grossos.
Por MT, foi Promotor de Justiça na Comarca de Paranaíba; Deputado Estadual; Prefeito Municipal de Três Lagoas; Secretário do Interior e de Justiça. Por MS, foi Representante de Mato Grosso do Sul em Brasília/DF; Secretário de Justiça; Secretário de Segurança Pública; e Procurador do Ministério Público Especial Junto ao Tribunal de Contas.
Leal de Queiróz era membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul; bem como da Academia Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Entre suas obras literárias, escreveu:
● Pequena História de Sant’Anna do Paranahyba
● Enquanto a Lira Tange (poesias)
● O Violino das Galeras (poesias)
● 3 Histórias
● Crônicas
● Leal de Queiroz – Poesia completa e alguma prosa
Francisco Leal de Queiroz teve ativa vida intelectual, e na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL/MS) teve como Patrono o Padre José Valentim. Leal Foi o primeiro ocupante da cadeira. Suas atividades na presidência da Casa foram marcantes, tendo sido o criador da Revista da ASL, do Colar Acadêmico e do primeiro site da ASL.
Que descanse em paz.