É com pesar que a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras comunica o falecimento, aos 95 anos, em 29/08/2022, de seu acadêmico Francisco Leal de Queiroz – Cadeira nº 37 e ex-presidente desta Casa de Cultura. Natural de Paranaíba, MS, o escritor Leal de Queiróz era graduado em Direito e ocupou inúmeros cargos públicos nos dois Mato Grossos.

O acadêmico e ex-presidente da ASL, Leal de Queiroz

Por MT, foi Promotor de Justiça na Comarca de Paranaíba; Deputado Estadual; Prefeito Municipal de Três Lagoas; Secretário do Interior e de Justiça. Por MS, foi Representante de Mato Grosso do Sul em Brasília/DF; Secretário de Justiça; Secretário de Segurança Pública; e Procurador do Ministério Público Especial Junto ao Tribunal de Contas.

Leal de Queiróz era membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul; bem como da Academia Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Entre suas obras literárias, escreveu:

● Pequena História de Sant’Anna do Paranahyba
● Enquanto a Lira Tange (poesias)
● O Violino das Galeras (poesias)
● 3 Histórias
● Crônicas
● Leal de Queiroz – Poesia completa e alguma prosa

Francisco Leal de Queiroz teve ativa vida intelectual, e na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL/MS) teve como Patrono o Padre José Valentim. Leal Foi o primeiro ocupante da cadeira. Suas atividades na presidência da Casa foram marcantes, tendo sido o criador da Revista da ASL, do Colar Acadêmico e do primeiro site da ASL.

Que descanse em paz.                                                

A vida e a obra do escritor corumbaense Pedro de Medeiros, poeta, cronista, músico e teatrólogo que nasceu no século XIX e faleceu em meados do século XX, serão abordados no evento do Chá Acadêmico da ASL, com entrada franca, no auditório da instituição. Esta edição terá apresentação e pesquisa feita pelos escritores e acadêmicos Raquel Naveira e Henrique de Medeiros, que irão expor a poesia e a prosa de Pedro de Medeiros, conhecido e reconhecido nome da literatura dos dois Mato Grossos.

O Chá Acadêmico deste mês será realizado nesta terça-feira, dia 23, a partir das 19h30min, na sede da ASL. Natural de Corumbá, Pedro de Medeiros morou também no Rio de Janeiro e em Campo Grande, mas passou a maior parte de sua vida na cidade natal, onde faleceu em 12 de abril de 1943, com 51 anos. Apresentadores do Chá, os escritores Raquel Naveira e Henrique de Medeiros (sobrinho de Pedro de Medeiros) admiram a obra do autor corumbaense.

O Chá Acadêmico em agosto abordará a obra de Pedro de Medeiros

A base das poesias e crônicas de Pedro de Medeiros trazem um registro poético de costumes, preferências, rotinas e trajetos no município fronteiriço; possibilitam a construção de um referencial de identidade e de memória da sociedade Corumbaense dessa época e, por que não dizer, da sociedade sul-mato-grossense. Um registro poético de costumes, preferências, rotinas e trajetos do município, a realidade dos que compunham a sociedade brasileira do final do século XIX e início do século XX.

Com auditório para 200 lugares, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras tem sede na rua 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco, em Campo Grande. Referência cultural no Estado, a ASL comemorou recentemente seu Cinquentenário de fundação. Além de outras pautas literoculturais, a ASL disponibiliza ao público, com entrada franca, a Roda Acadêmica e o Chá Acadêmico da ASL, de março a novembro de todos os anos.

Raquel Naveira e Henrique de Medeiros

Serviço:

Chá Acadêmico da ASL sobre Pedro de Medeiros

Dia 23 de agosto de 2022, às 19h30min

Sede da ASL (entrada gratuita; traje esporte)

Rua 14 de Julho, 4653, bairro Altos do São Francisco, Campo Grande