Também conhecidos como microconto, nanoconto ou conto mínimo, “Minicontos: gênero literário pós-moderno” é o título da palestra do Chá Acadêmico do mês de junho da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – a ser realizada neste dia 29, no auditório da ASL na rua 14 de julho, 4653. Os acadêmicos Ana Maria Bernardelli e Samuel Medeiros serão os palestrantes que irão discorrer sobre a narrativa do Miniconto e sua brevidade, concisão e densidade – reunindo em breves palavras uma história ou uma suposição de história a ser imaginada pelo leitor.
Segundo o presidente da ASL, Henrique de Medeiros, o tema do Chá Acadêmico de junho é extremamente atual pela atenção que o miniconto vem tendo nos últimos anos pela comunidade literária, uma vertente que “exige do leitor uma participação ativa na construção do sentido da história, pois muitas vezes o autor deixa lacunas, sugestões e ambiguidades que precisam ser preenchidas pela imaginação.
Como apresentação cultural do evento, haverá a segunda apresentação do “Música Erudita e suas Fronteiras”, realizado em parceria pelas ASL e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – dentro do projeto “Movimento Concerto”. Serão interpretadas em pequeno recital canções do compositor renascentista John Dowland (1563-1626), originalmente compostas para voz e alaúde, que costumavam ser tocadas nos entreatos das peças do dramaturgo inglês William Shakespeare.
Abordando esse repertório, o Duo Mel às Cinzas, formado em 2022 e composto por Elouise Miranda – cantora, violinista e professora, formada no Curso de Música da UFMS – e Max Packer – compositor, professor adjunto do Curso de Música da UFMS, doutor em composição musical pela USP e mestre em música pela UNICAMP – é o convidado do mês da ASL-UFMS.
Ana Maria Bernardelli ocupa a cadeira 27 da ASL. É poeta, ensaísta, crítica literária e palestrante. Graduada em Letras, é professora especialista em Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando por mais de 40 anos como professora de Literatura e Produção Textual e exercendo magistério desde o ensino básico até a Universidade. Também é Musicista certificada pelo Centro de Artes do Rio de Janeiro. Formada em Língua e Literatura Francesa pela Université de Nancy, França. É Membro da Comissão sul-mato-grossense de Folclore.
Samuel Xavier Medeiros ocupa a cadeira 26 da ASL. É escritor e advogado, e também membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS. Ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande, possui várias premiações literárias, tendo sido inclusive vencedor do Concurso de Contos Ulysses Serra, da ASL. Escritor de tendência memorialista, tem vários livros publicados, e lançou neste mês um novo livro, justamente dentro do gênero minicontos.
Serviço
Chá Acadêmico da ASL
“Minicontos: gênero literário pós-moderno”
Palestrantes: Ana Maria Bernardelli e Samuel Medeiros
Dia 29 de junho de 2023, às 19h30
ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco.
Entrada franca