Pobre, quase cego e negro, que construiu sua vida investindo na educação e na carreira jurídica, Luiz Alexandre de Oliveira – cujo fruto de seu trabalho beneficiou pessoas e instituicões como a Santa Casa e a Colônia Japonesa – é o acadêmico saudoso que será homenageado na Roda Acadêmica deste mês da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras nesta quinta-feira, dia 27, às 19h30min, em atividade presencial no auditório da sede da instituição, na avenida 14 de julho, 4653, nos Altos do São Francisco – com entrada franca.
Personagem que deixou para Campo Grande um legado de fé na vida, Luiz Alexandre de Oliveira é imortal que ocupou a cadeira 25 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. A Roda Acadêmica com as leituras e conversas sobre o escritor terá apresentação dos acadêmicos Lenilde Ramos, Elizabeth Fonseca e Marcos Estevão; haverá participação especial de Celso Higa, do IHGMS – Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.
Essa quinta-feira marca também a primeira participação da Confraria Sociartista nas atividades mensais da ASL, com o projeto “Arte na Academia”, que irá realizar exposições de artes visuais nas Rodas e Chás Acadêmicos. Haverá também o projeto “Música Erudita e suas Fronteiras”, realizado em parceria pelas ASL e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul dentro do projeto “Movimento Concerto”.
A exposição da Confraria Sociartista irá abordar a produção de dois de seus integrantes, os artistas plásticos Fernando Anghinoni e Antonio Lima, e o tema será “Dois olhares sobre a arquitetura de Campo Grande”, com obras criadas voltadas ao tema; o objetivo do “Arte na Academia” é incentivar e expor diversas formas de expressão artística, com muita sensibilidade estética e criatividade.
O reconhecido projeto Movimento Concerto, da UFMS, com sua vertente “Música Erudita e suas Fronteiras” – realizado em parceria pelas ASL e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – terá apresentação abordando a Música Clássica Nacionalista Espanhola. A participação será dos irmãos Manhães – Artur Rzigoski Manhães e Elias Rzigoski Manhães, que participaram esse ano do festival internacional de violão na Universidade Federal. O repertório terá Issac Albéniz (Asturias, da Suíte espanhola, op. 47 e Sevilla, da Suíte espanhola, op. 47) e Elias Manhães Manuel de Falla, dança espanhola n 1, La vida breve.
Participantes desta Roda, os imortais Lenilde Ramos, Elizabeth Fonseca e Marcos Estevão analisaram e estudaram por semanas a vida e obra de Luiz Alexandre de Oliveira para apresentação de sua trajetória de vida e sua importância na ASL. Realizados no auditório da ASL, na rua 14 de julho, 4653, os Chás Acadêmicos e as Rodas Acadêmicas de 2023 têm suas apresentações de março a novembro, sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês. A Academia Sul-mato-grossense de Letras – a mais alta e representativa entidade literária estadual –, no próximo mês de outubro, comemorará 53 anos de fundação.
Serviço
Roda Acadêmico da ASL
“Luiz Alexandre de Oliveira”
Dia 27 de abril de 2023, às 19h30min
(Com os projetos “Música Erudita e suas Fronteiras”, com a
UFMS; e “Arte da Academia”, com a Confraria Sociartista)
Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653
(Altos do São Francisco)
Entrada franca, evento presencial