Hildebrando Campestrini, escritor, professor e historiador que teve intensa participação na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, será homenageado pela ASL nesta quinta-feira, 29 de agosto, no auditório da sede da Academia, na rua 14 de julho, 4653, às 19h30min. A atividade é presencial, a entrada é franca e o traje, esporte. Os acadêmicos Lenilde Ramos, Samuel Xavier Medeiros e Sergio Cruz serão os apresentadores das leituras e conversas sobre a vida e obra de Campestrini, cujas atividades tiveram enorme importância na vida cultural sul-mato-grossense.

Acadêmicos Samuel Medeiros, Lenilde Ramos e Sergio Cruz

Os Chás e Rodas Acadêmicas neste ano de 2024 envolvem parceria entre a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul pela Fundação de Cultura do Estado, tendo a participação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – com o “Música Erudita e suas Fronteiras”, realizado em parceria pelas ASL e a UFMS dentro do projeto “Movimento Concerto” – e da Confraria Sociartista – com o projeto conjunto “Arte na Academia”, apresentando exposições de artes visuais -. Após a palestra, na confraternização, haverá ainda participação instrumental de Guto Colato, em violão-guitarra-bandolim.

HILDEBRANDO CAMPESTRINI

Natural de Rio dos Cedros (SC), Hildebrando Campestrini era formado em Filosofia, Pedagogia, Letras e Filosofia Pura, e viveu por quase sessenta anos em MS. Em Campo Grande, lecionou no Colégio Dom Bosco e na Escola Joaquim Murtinho, bem como nas Universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Católica Dom Bosco (UCDB). Hildebrando dedicou-se profundamente à pesquisa da história de Mato Grosso do Sul, ocupou a Cadeira 31 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, presidiu o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, do qual era associado, e também foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Foi Professor titular de Linguagem Jurídica na Escola Superior de Magistratura de Mato Grosso do Sul e ministrou cursos especialmente na área jurídica. Historiador nato, escreveu diversos livros, contos e artigos, e publicou dezenas de opúsculos e edições várias, destacando-se os livros: Português para o Segundo Grau (I e II, 1980); Literatura Brasileira para o Segundo Grau (1976); História de Mato Grosso do Sul (co-autoria de Acyr Vaz Guimarães, 2002); Santana do Paranaíba (2002); Breve Memória da Justiça Sul-Mato-Grossense (1987); Cartas a Sara (1990); Como Redigir Ementas (1994); Cantares de Menestrel (1995); Questões Gramaticais Sul-Mato-Grossenses (1997); e Como Redigir Petição Inicial (co-autoria de Ruy Celso Barbosa Florence, 2001). É também, coautor da Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul, obra ímpar na cultura regional.

Trabalhou no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, onde implantou o Serviço de Historiografia, que recolheu para o Tribunal de Justiça inúmeros documentos de cartórios, catalogados e disponibilizados; a Série Historiográfica, com 14 títulos publicados, principalmente sobre cultura regional. No Judiciário Sul-mato-grossense deu sua última contribuição, como parceiro, no conteúdo do Livro das Comarcas. Hildebrando reeditou autores sul-mato-grossenses ou ligados à nossa história, como ‘Obras Completas de Hélio Serejo’, ‘Obras Completas de Raul Silveira de Mello’, além de organizar a Série Memória Sul-Mato-Grossense.

OS ACADÊMICOS

Participantes desta Roda, os imortais Lenilde Ramos, Samuel Medeiros e Sergio Cruz estudaram e pesquisaram por semanas a vida e obra Hildebrando Campestrini para apresentação de sua trajetória de vida e sua importância na ASL e no Mato Grosso do Sul.

Lenilde Ramos é natural de Campo Grande. Escritora, musicista/cantora/compositora e ativista cultural, Lenilde Ramos é artista eclética e uma das mais legítimas representantes da cultura de Mato Grosso do Sul. Autora de diversas obras literárias, integra capítulo do livro “Vozes da Literatura” e também é referência musical sul-mato-grossense, sendo consagrada intérprete e instrumentista com habilidade em piano, acordeon e violão. Cadeira 31 da ASL, já representou Mato Grosso do Sul internacionalmente, inclusive na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Samuel Xavier Medeiros ocupa a cadeira 26 da ASL. É escritor e advogado, e também membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS. Ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande, possui várias premiações literárias, tendo sido inclusive vencedor do Concurso de Contos Ulysses Serra, da ASL. Escritor de tendência memorialista, tem vários livros publicados e lançou recentemente dentro do gênero minicontos sua sétima obra, O Certo e o Incerto.

Sérgio Cruz é Bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências Políticas, autor de nove livros, escritor, jornalista, radialista e pesquisador. Natural de Salgueiro, Pernambuco, radicou-se em Campo Grande há sessenta anos, em 1963. Tem vasta produção autoral, com quase dezena de livros lançados, e ampla participação como político em Mato Grosso do Sul. É enorme sua participação profissional jornalística, sendo reconhecido pelos seus trabalhos no Estado com os títulos de cidadão sul-mato-grossense, cidadão campo-grandense, além de cidadão douradense. Também na área artística-cultural, é compositor com diversas músicas gravadas. É Cadeira 22 da ASL.

PROJETO ARTE NA ACADEMIA

Rosane Bonamigo e Hemerson J. Silva são os artistas visuais participantes em agosto do projeto Arte na Academia – entre a Confraria Sociartista e a ASL -, sob o tema A sutileza do floral e a força do regional.

Artista visual Rosane Bonamigo

Rosane Bonamigo é artista plástica e arte-educadora, com longa trajetória na história das artes do MS. Faz parte de um grupo seleto das artes, tendo filme já produzido pelo cineasta Cândido da Fonseca, com a presença da sua arte em livros como “Vozes das Artes Plástica do MS”. Possui centenas de exposições inclusive no exterior. Esta traz suas últimas produções com técnica aquarelada.

Artista visual Hemerson J. Silva

Hemerson J. Silva é um artista recente, começou a arriscar os primeiros traços em 2014, se apaixonou pelo movimento impressionista, tendo como inspiração o artista Monet e escolheu as espátulas para manifestar sua arte. Autodidata, Hemerson J. Silva aprendeu com livros e vídeos como dominar a técnica e buscou artistas contemporâneos que pudessem auxiliar no seu trabalho.

Músico Artur Rzigoski Manhães

UFMS CONCERTO

A vertente “Música Erudita e suas Fronteiras”, projeto em parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS com a ASL, dentro do Movimento Concerto, terá este mês a participação de Artur Rzigoski Manhães. Natural de Campo Grande, iniciou seus estudos de violão com o pai, professor Davi Manhães Borges, e em seguida passou a ter aulas com o professor-doutor Marcelo Fernandes, da UFMS. Participou do Festival Internacional de Violão na UFMS em 2023 e 2024, onde se apresentou para importantes violonistas como Daniel Morgade (Peru), Gilson Antunes (UNICAMP), Everton Gloeden (Emusp), Pedro Rodrigues (Portugal), Maurício Orosco, Favio Rodriguez (Universidade Nacional do Paraguai). Recentemente, realizou dois recitais de peças solo e duo, com o irmão. Irá interpretar de Abel Carlevaro, três microestudios: “Nos 03, 06 e 11”; de Roland Fyens, “Tango en Skai”; e de Dilermando Reis, “Xodó da baiana”.

INSTRUMENTAL NO FOYEUR

Músico Guto Colato

Após a Roda de leituras e conversas, na confraternização no foyeur da Academia haverá apresentação instumental do músico, compositor, intérprete, escritor, harmonizador, arranjador e professor de música Guto Colato. Através de violão 6 e/ou 7 cordas, guitarra elétrica e/ou bandolim, conecta o espectador às melodias pelas diferentes sonoridades em sessões/compassos musicais também através da criação/improvisação espontânea.

Realizados no auditório da ASL, na rua 14 de julho, 4653, os Chás Acadêmicos e as Rodas Acadêmicas de 2024 têm suas apresentações de março a novembro, sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês.

SERVIÇO

Roda Acadêmica da ASL / “Hildebrando Campestrini”

Dia 29 de agosto de 2024, às 19h30min

(Com os projetos “Música Erudita e suas Fronteiras”, com a UFMS; e “Arte na Academia”, com a Confraria Sociartista)

Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653 (Altos do São Francisco)

Entrada franca, evento presencial, traje esporte

Com o título “Os nadas em busca dos tudos da poesia”, o escritor, publicitário e jornalista Henrique Alberto de Medeiros Filho participará no domingo, dia 25, do bate-papo/palestra no Lounge Literário montado na Praça da Liberdade, fechando a participação da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – ASL no Festival de Inverno de Bonito 2024. O poeta abordará os fragmentos da vida, atravessando fragilidades no pensar do homem e seus fazeres, entre o viver e a palavra, conversando sobre a poesia e suas reflexões com o público presente.

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras participa do Festival de Inverno de Bonito 2024 em bate-papos e palestras com a presença dos imortais Henrique de Medeiros, Pedro Chaves e Rubenio Marcelo conversando sobre a ASL, literocultura, o lançamento de seus novos livros, a educação e a cultura. O encontro com Medeiros aborda – principalmente – seu recém-lançado livro, a antologia “Nadas em busca dos tudos”. A mediação do encontro com Henrique de Medeiros será feita pelo escritor, jornalista e músico Rodrigo Teixeira.

O poeta irá retratar também a ASL, instituição que reúne os mais ilustres escritores do nosso estado e que recentemente completou cinquentenário, destacando sua história e seus imortais, responsáveis por obras literárias de diversos gêneros e estilos que enriquecem o patrimônio cultural do nosso estado em sua cultura, literatura e leitura. Henrique de Medeiros é o atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, e recentemente foi eleito presidente do Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras.

A diretoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras enfatizou reconhecimento pelo contínuo esforço da Setesc – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) em valorizar a Literatura dentro da programação de seus Festivais e Eventos que têm sido realizados.

Poema de Henrique de Medeiros do seu livro “Nadas em busca dos tudos”

o azul invisível do mês que vem

mantendo a persiana fechada

para não deixar a luz do sol entrar

sentindo os objetos numa cinza cor

junto ambiente ao pensamento em nó

na parede de gelo, lisa, sem mensagens

cenas se passam em sequência turva

preto & branco em colorido

então me sacodem a cabeça

palavras soltas da noite de terça

fotografia do almoço de sexta

a porta aberta de uma semana atrás

trancada na tarde de um dia bruto

com as mensagens do cotidiano

a violência dos dias escuros e longos

me impedindo de pegar e ver

o azul invisível do mês que vem

_____________________________

Serviço

ASL no Festival de Bonito 2024

“Os nadas em busca dos tudos da poesia”, Henrique de Medeiros

Dia 25 de agosto de 2024, às 16h, Lounge da Literatura, Praça da Liberdade

A educação, o empreendedorismo e a inspiração dos sonhos transformados em realidade são temas que o escritor, educador e Cadeira 19 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Pedro Chaves dos Santos Filho, abordará nesta sexta-feira, 23, em sua palestra no Festival de Inverno de Bonito. O encontro com o escritor será às 16, no Lounge Literário na Praça da Liberdade, e Pedro Chaves também conversará sobre temas da ASL, que recentemente completou cinquentenário em sua atuação pela cultura no Estado.

O bate-papo/palestra com Pedro Chaves tem o título “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal”. Falará sobre seu livro em coautoria com Therezinha  Samways, que tem o título da palestra, sobre o nascimento e consolidação da Uniderp – Universidade do Pantanal, através de soluções inovadoras e práticas pedagógicas. Exemplo para inspirar as novas gerações de que o sonho pode se transformar em realidade.

No domingo, dia 25, haverá o fechamento da participação da ASL no Festival de Inverno 2024, com a presença do escritor, poeta, publicitário e jornalista Henrique Alberto de Medeiros Filho, atual presidente da Academia-Sul-Mato-Grossense de Letras, abordando o tema “Os nadas em busca dos tudos da poesia”. As mediação dos encontros são do escritor, jornalista e músico Rodrigo Teixeira

Trecho do Livro de Pedro Chaves

“Os desafios advindos de caracterização dos sonhos foram muitos e exigiram, além de estudo e planejamento detalhado, paciência e perseverança. A trajetória, iniciada na construção do Centro de Ensino Superior Plínio Mendes dos Santos (Cesup), foi longa e requereu rigor por parte dos “irmãos da matemática” até que materializassem aquela que seria uma das mais importantes universidades privadas do Brasil – a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). É essa a história que este livro conta.”

________________________

Serviço

ASL no Festival de Bonito 2024

“Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal”, Pedro Chaves

Dia 23 de agosto de 2024, às 16h, Lounge da Literatura, Praça da Liberdade

Sob o título “Poesia e caminhos da palavra” e com base no seu livro atual: “Caminhos – 100 poemas escolhidos…”, o escritor e poeta Rubenio Marcelo abrirá hoje, no Festival de Inverno de Bonito 2024, a série de participações da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras no evento. Rubenio abordará caminhos da arte da palavra e especialmente aspectos literários desta sua antologia poética recentemente lançada com aprovação do FIC-MS/FCMS.

Entre os bate-papos/palestras que terão mediação do escritor, jornalista e músico Rodrigo Teixeira, também serão abordados temas sobre a ASL, instituição que reúne os mais ilustres escritores do nosso estado e que recentemente completou cinquentenário.

O início será às 16h, nesta quinta-feira, dia 22, no Lounge da Literatura montado na Praça da Liberdade. Rubenio Marcelo é Cadeira 35 e Secretário-Geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

No dia 23, haverá ainda a participação do escritor, educador e Cadeira 19 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Pedro Chaves dos Santos Filho, sob o título “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal”. E, no fechamento do Festival de Inverno, no dia 25, a participação da ASL terá a presença do escritor, poeta, publicitário e jornalista Henrique Alberto de Medeiros Filho, atual presidente da Academia-Sul-Mato-Grossense de Letras, com o tema “Os nadas em busca dos tudos da poesia”.

Poema de Rubenio Marcelo de seu livro “Caminhos”

Introspecções

(ou: Compromisso)

Eu tenho andado a mil, tenho mirado

milhares de misteres e migalhas…

Já perdi guerras e venci batalhas,

fui inocente e me senti culpado…

Por mil e uma sendas tenho andado

tentando contornar tantas muralhas

que, pálidas, conhecem minhas falhas

e buscam desarmar o meu cuidado.

Em campos de trigais, fui avelós

sem sombra, em solidez, sondando, a sós,

os solitários sóis das solitudes…

Entanto, eu decidi: daqui pra frente,

Vou ser presente enfim no meu presente,

Não mais contemplarei os gestos rudes!

___________________

Serviço

ASL no Festival de Bonito 2024

“Poesia e caminhos da palavra”

Rubenio Marcelo

Dia 22 de agosto de 2024, às 16h

Lounge da Literatura, Praça da Liberdade

(Assessoria ASL, 21/08/2024)

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras participará do Festival de Inverno de Bonito 2024 em bate-papos e palestras com a presença dos imortais Henrique de Medeiros, Pedro Chaves e Rubenio Marcelo, que estarão – nos dias 22, 23 e 25 – conversando sobre a ASL, literocultura, o lançamento de seus novos livros, a educação e a cultura. Os encontros com os autores serão todos no Lounge da Literatura montado na Praça da Liberdade, e terão mediação do escritor Rodrigo Teixeira.

“Os nadas em busca dos tudos da poesia”, “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal” e “Poesia e caminhos da palavra” serão os títulos dos bate-papos/palestras com os escritores da ASL. A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras tem constantemente ressaltado a importância de nossos autores e de sua produção literária para a educação no Estado, que frequentemente vem sendo valorizada pela ASL em nossa Literatura.

AS PALESTRAS E OS IMORTAIS

Os bate-papos/palestras terão início na quinta-feira, dia 22, às 16h, com o poeta, escritor e compositor Rubenio Marcelo, Cadeira 35 e Secretário-Geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Sob o título “Poesia e caminhos da palavra” e com base no seu livro atual: “Caminhos – 100 poemas escolhidos…”, Rubenio Marcelo abordará caminhos da arte da palavra e especialmente aspectos literários desta sua antologia poética recentemente lançada com aprovação do FIC-MS/FCMS.

Na sexta-feira, dia 23, também às 16h, será o encontro com o escritor, educador e Cadeira 19 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Pedro Chaves dos Santos Filho, sob o título “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal”. Conversará sobre seu livro e de Therezinha  Samways, que tem o título da palestra, sobre o nascimento e consolidação da Uniderp – Universidade do Pantanal, através de soluções inovadoras e práticas pedagógicas que criaram uma Escola, a Mace; um Centro Universitário, o Cesup e uma Universidade, a Uniderp, sexta melhor Universidade privada do país. Exemplo para inspirar as novas gerações de que o sonho pode se transformar em realidade.

A participação da ASL terá encerramento com a presença do escritor e poeta Henrique Alberto de Medeiros Filho, presidente da Academia-Sul-Mato-Grossense de Letras, com o tema “Os nadas em busca dos tudos da poesia”. Com base no lançamento de seu recente livro, a antologia poética “nadas em busca de tudos”, Henrique de Medeiros abordará os fragmentos da vida, atravessando fragilidades no pensar do homem e seus fazeres, entre o viver e a palavra, conversando sobre a poesia e suas reflexões.

VALORIZAÇÃO DA LITERATURA

Os escritores e acadêmicos irão retratar também a ASL, instituição que reúne os mais ilustres escritores do nosso estado e que recentemente completou cinquentenário, destacando sua história e seus imortais, responsáveis por obras literárias de diversos gêneros e estilos que enriquecem o patrimônio cultural do nosso estado em sua cultura, literatura e leitura. A ASL

A diretoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras enfatizou reconhecimento pelo contínuo esforço da Setesc – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) em valorizar a Literatura dentro da programação de seus Festivais e Eventos que têm sido realizados, difundindo a importância do pensamento e do consequente incentivo à leitura, que se reflete no desenvolvimento sócio-cultural.

Serviço

ASL no Festival de Bonito 2024

“Poesia e caminhos da palavra”, Rubenio Marcelo, Dia 22 de agosto de 2024, às 16h, Lounge da Literatura, Praça da Liberdade

“Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal”, Pedro Chaves, Dia 23 de agosto de 2024, às 16h, Lounge da Literatura, Praça da Liberdade

“Os nadas em busca dos tudos da poesia”, Henrique de Medeiros, Dia 25 de agosto de 2024, às 16h Lounge da Literatura, Praça da Liberdade