Marcante personalidade da história sul-mato-grossense, Oliva Enciso – que em plena metade do século XX foi um exemplo de pioneirismo em participação das mulheres em MS na política, tendo sido também grande educadora e personalidade literária – é a primeira homenageada pela Roda Acadêmica do ano da ASL. A saudosa ocupante da cadeira 22 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras será tema do evento a ser realizado nesta quinta-feira, 24 de abril, no auditório da sede da Academia, na rua 14 de julho, 4653, às 19h30min.

A ASL convida para o evento

A importante trajetória de Oliva Enciso será lembrada com leituras e conversas sobre sua vida através dos imortais da ASL Raquel Naveira, Reginaldo Araújo e Rubenio Marcelo. A atividade é presencial, a entrada é franca e o traje, esporte. Os Chás e Rodas Acadêmicas de 2025 são uma parceria entre a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, pela Fundação de Cultura do Estado.

Os imortais da ASL Reginaldo Araújo, Raquel Naveira e Rubenio Marcelo

A quinta-feira terá também a participação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o Música Erudita e suas Fronteiras”, realizado em parceria pelas ASL e a UFMS dentro do projeto “Movimento Concerto”. Bem como o projeto de artes visuais com a Confraria Sociartista, “Arte na Academia”, que traz este ano artistas realizando pinturas ao vivo, produzindo obras no local. No foyeur, após a palestra, há apresentação musical de música instrumental por músicos do Estado.

OLIVA ENCISO

O presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, afirmou que a escolha de Oliva Enciso enfoca sua figura marcante na história de Mato Grosso do Sul, destacando-se como educadora, escritora e política pioneira. Nascida em 1909 em Corumbá, ela se mudou para Campo Grande em 1923. Desde jovem, demonstrou uma paixão pela educação.

Saudosa acadêmica Oliva Enciso

Como política, sua trajetória começou em 1955, quando se tornou a primeira mulher vereadora de Campo Grande, cargo que ocupou até 1958. Em seguida, foi eleita a primeira mulher deputada estadual de Mato Grosso, antes da divisão do estado, exercendo o mandato de 1959 a 1963. Uma precursora das participação feminina na política.

Oliva foi defensora incansável da educação e da área social. Fundou a Sociedade Miguel Couto dos Amigos do Estudante, que funcionava como escola e orfanato, e esteve diretamente envolvida na criação de várias escolas, além do Senai e do Sesi. Ela também contribuiu para a fundação da Faculdade de Odontologia e Farmácia, que mais tarde deu origem à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Como escritora, publicou diversas obras, como “Biografias dos Patronos da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras”, “Pensai na Educação, Brasileiros” e “Palavras de Poesia”. Além disso, colaborou com crônicas e poesias publicadas no suplemento cultural do jornal Correio do Estado. Ela também integrou o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Deixou um legado de trabalho e dedicação à educação e ao desenvolvimento do estado.

GISELE MENDONÇA E ROSANE BONAMIGO

O projeto da Confraria Sociartista com a ASL traz pintura ao vivo na Academia com as artistas visuais Gisele Mendonça e Rosane Bonamigo. Gisele atua como artista profissional desde 1997. Já participou de diversas exposições coletivas e individuais no Estado do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Sua pintura retrata motivos coloridos e pop, com traços e texturas expressivas, sempre utilizando uma técnica que nos remete a uma arte mais ilustrativa. Seus temas variam entre florais, pássaros, motivos sacros e figurativos. Rosane é artista plástica e arte-educadora, tem uma longa trajetória na história das artes do MS. Faz parte de um grupo seleto das artes, com filme já produzido pelo cineasta Cândido da Fonseca, com a presença da sua arte em livros como “Vozes das Artes Plástica do MS”. Participou de centenas de exposições, inclusive no exterior.

As artistas visuais Gisele Mendonça e Rosane Bonamigo

MARCELO FERNANDES

A apresentação do projeto “Música Erudita e suas Fronteiras” – realizado em parceria pela ASL e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul dentro do “Movimento Concerto” – terá este mês a participação do organizador do projeto pela UFMS junto à ASL: o professor doutor Marcelo Fernandes – bacharel em violão pela Universidade de São Paulo. O tema será “Música brasileira do início do século XX”, para violão solo. Marcelo Fernandes, como violonista, já realizou concertos em inúmeros páises, entre eles Bélgica, Chile, França, Espanha, Colômbia, Alemanha, Paraguai, Suíça, Itália, Bolívia e Estados Unidos, além de ter recebido quatro primeiros prêmios em concursos nacionais e internacionais de interpretação instrumental. Mantém intensa atividade como compositor e pesquisador de canções, entre muitas outras participações acadêmicas e musicais.

JOABY PORTO

O diretor do projeto musical da UFMS com a ASL, o professor-doutor e violonista Marcelo Fernandes

O saxofonista Joaby é o instrumentista que irá transitar entre o jazz, o soul, o pop e a música instrumental brasileira na apresentação no foyeur da ASL, na confraternização após a palestra. Um artista, acima de tudo, comprometido com a arte de se comunicar por meio da música.

Músico Joaby Porto

Serviço

Realizados no auditório da ASL, na rua 14 de julho, 4653, os Chás Acadêmicos e as Rodas Acadêmicas de 2025 têm suas apresentações de março a novembro, sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês.

Roda Acadêmica da ASL
“Oliva Enciso”

Dia 24 de abril de 2025, às 19h30min

(Com o projeto “Música Erudita e
suas Fronteiras”, com a UFMS)

Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653
(Altos do São Francisco)

Entrada franca, evento presencial, traje esporte.

O projeto Leituras e Conversas na ASL, o “clube de leitura” que a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras deu início no mês passado, terá sequência em abril com abordagens sobre a obra do escritor e romancista Gabriel Garcia Márquez, nesta quinta-feira, dia 10, com entrada franca no auditório da instituição, às 19h30min. O projeto, que é coordenado na Academia pelas imortais Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco, terá neste mês como convidado da Academia a participação do escritor André Luiz Alvez.

A ASL convida para o Leituras sobre Garcia Márquez

Para o presidente da ASL, Henrique de Medeiros, “a abertura do projeto na sua primeira apresentação teve excelente repercussão e presença de público, e espera-se que passe a ser um programa de referência para os amantes da literatura em Campo Grande”. Gabriel Garcia Marquez segue o alternar da ASL incluindo autores regionais, nacionais e estrangeiros na sequência das atividades.

O convidado André Luiz Alvez é escritor, publicitário e cronista do jornal eletrônico Campo Grande News – com a coluna “Beba das crônicas”. Já foi cronista do caderno B do jornal Correio do Estado e é autor de diversas obras, entre elas “A Bruxa da Sapolândia”, “Todo Bicho Alado Sente Medo do Vento” e “A Mão Esquerda”.

O escritor André Luiz Alvez é o convidado do mês
para o Leituras e Conversas (foto Correio do Estado)

GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ

A acadêmica Sylvia Cesco, uma das coordenadoras do projeto, disse que o encontro com a literatura do colombiano Garcia Márquez será um belo momento literário. Conhecido carinhosamente como “Gabo”, Márquez cresceu na casa de seus avós maternos, cujas histórias e tradições culturais influenciaram profundamente sua imaginação e estilo literário. Sua obra mais famosa, “Cem Anos de Solidão”, é considerada uma das maiores contribuições à literatura mundial; o livro combina realismo mágico com reflexões profundas sobre a condição humana, a história da América Latina e os efeitos do isolamento.

Gabriel García Márquez foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1982, consolidando seu lugar como um dos escritores mais influentes e celebrados do século XX.
Sua obra inclui outros títulos notáveis, como “O Amor nos Tempos do Cólera”, “Crônica de uma Morte Anunciada” e “O Outono do Patriarca”.

A acadêmica Sylvia Cesco aguarda um excelente encontro literário sobre Gabriel Garcia Márquez

SERVIÇO

Leituras e Conversas na ASL
“romancista Gabriel Garcia Márquez”

Dia 10 de abril de 2025, às 19h30min

Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653
(Altos do São Francisco)

Entrada franca, evento presencial, traje esporte

Em mês no qual empreende três atividades literoculturais presenciais e gratuitas em Mato Grosso do Sul, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realiza seu primeiro evento de abril, a Oficina Literária em Campo Grande abordando “a vinculação entre a literatura e a gramática, que nos últimos decênios tem sido objeto de crítica devido a possíveis inadequações, tais como o excessivo descompasso entre a língua literária e o padrão culto contemporâneo” ─ de acordo com o palestrante Ricardo Cavaliere.

Convite da ASL para o evento

Imortal da Academia Brasileira de Letras – ABL -, na qual ocupa a cadeira número 8, Cavaliere realizará a Oficina “O vínculo eterno entre literatura e gramática”, dia 09 de abril (quarta-feira), às 14h, no Curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, no José Abrão, em evento aberto também ao público. Segundo ele, “será um painel da relação entre a arte literária e a disciplina gramatical desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais.

─ Apesar das críticas, a literatura continua a ocupar lugar necessário na descrição da denominada norma-padrão, sobretudo devido a sua especial relevância como expressão maior das potencialidades da língua no plano estilístico. – completou Ricardo Cavaliere.

O presidente da ASL, acadêmico Henrique de Medeiros, afirmou que esse primeiro formato de evento “Oficina” que será ministrado – com a ABL – pode abrir novos projetos, inclusive buscando participação ainda maior de professores e estudantes junto à Academia. O evento faz parte do projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, realizado pela ASL em parceria com a Setesc – Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura pela Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

UEMS Campo Grande

A Oficina, que abordará relação entre a arte literária e a disciplina gramatical, será presencial, com entrada franca e o traje é esporte, na UEMS / José Abrão, na av. Dom Antônio Barbosa, 4155.

RICARDO CAVALIERE

O imortal da cadeira número 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL) é graduado e licenciado no curso de Letras (português/inglês) e graduado em Direito, ambos os cursos realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve o título de mestre em Língua Portuguesa e de doutor em Língua Portuguesa-Letras Vernáculas pela mesma Universidade. Sua ênfase é na descrição do português e na historiografia dos estudos linguísticos, na área de Letras e Linguística. Atua na Universidade Federal Fluminense no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Também é membro da Academia Brasileira de Filologia e possui experiência como conselheiro no Real Gabinete Português de Leitura (possui o título de Grande Benemérito). É, ainda, conselheiro do Liceu Literário Português.

Ricardo Cavaliere, imortal da ABL

Destacam-se, entre suas obras, os títulos “Fonologia e morfologia na gramática científica brasileira” e “Pontos essenciais em fonética e fonologia”. Entre os seus prêmios obtidos, destacam-se a medalha do Mérito Filológico da Academia Brasileira de Filologia e o Prêmio Celso Cunha da União Brasileira de Escritores. Assina mais de uma centena de trabalhos acadêmicos em sua especialidade, entre eles “Palavras denotativas e termos afins: uma visão argumentativa” e “A gramática no Brasil: ideias, percursos e parâmetros”. É membro de diversas associações nacionais e internacionais, entre elas a Société de Linguistique Romane, a Henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas e a Associação Brasileira de Linguística.

SERVIÇO

Oficina Literária
ABL na ASL, Palestras Imortais

Ricardo Cavaliere
“O vínculo eterno entre literatura e gramática”

Dia 09 de abril de 2025, às 14h

Local: UEMS / José Abrão
av. Dom Antônio Barbosa, 4155 (sala s10 do bloco C, Letras)

Entrada franca, evento presencial, traje esporte