Hernâni Donato, escritor premiado e reconhecido nacionalmente como um dos expoentes da nossa literatura, é o saudoso acadêmico da ASL a ser homenageado nesta quinta-feira, 26 de junho, no auditório da sede da Academia, na Rua 14 de Julho, 4653, às 19h30min. A atividade é presencial, a entrada é franca e o traje, esporte. Os acadêmicos Marcos Estevão, Paulo Nolasco e Samuel Medeiros serão os responsáveis pela abordagem sobre a vida e a obra de Hernâni Donato.

Os Chás e Rodas Acadêmicas são realizados pela ASL em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura do Estado, contando com a participação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul — com o projeto Música Erudita e Suas Fronteiras, desenvolvido dentro do “Movimento Concerto” — e da Confraria Sociartista, com o projeto conjunto Arte na Academia, que apresenta artes visuais. Após a palestra, durante a confraternização, haverá apresentação instrumental no foyer da Academia.

Escritor Hernâni Donato

HERNÂNI DONATO

O escritor, historiador, jornalista, professor, tradutor e roteirista Hernâni Donato, que ocupou a cadeira nº 1 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e a cadeira nº 20 da Academia Paulista de Letras, demonstrou vocação literária desde muito jovem. Aos 11 anos, escreveu em coautoria seu primeiro romance infantil, O Tesouro. Estudou na Escola de Sociologia e Política e cursou dramaturgia na Escola de Arte Dramática, em São Paulo.

Um dos grandes nomes da literatura e da historiografia brasileiras, foi autor prolífico, com mais de 60 livros publicados, além de obras traduzidas para o guarani, espanhol, italiano, japonês, polonês, tcheco e romeno. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Jabuti, Afonso Arinos (ABL) e Joaquim Nabuco (ABL). Foi também presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e membro de diversas instituições culturais e acadêmicas.

Escreveu romances, contos, títulos infantojuvenis, biografias, ensaios e obras históricas, além de traduções e roteiros cinematográficos. Entre suas obras estão Chão Bruto, Babel, as biografias José de Alencar e Casimiro de Abreu, e o Dicionário das Batalhas Brasileiras. Como roteirista, destacam-se Chão Bruto, O Caçador de Esmeraldas e Selva Trágica. A crítica enalteceu sua capacidade de unir rigor histórico com força romanesca. Menotti Del Picchia considerou Chão Bruto “a maior criação novelística que a inteligência de São Paulo deu até agora ao Brasil”, enquanto Wilson Martins o comparou a Zola, e Fernando Góes destacou a potência sinfônica de Selva Trágica. Até seus últimos anos, manteve ritmo editorial com lançamentos como História dos Usos e Costumes do Brasil, e continuou atuante como conferencista e colaborador intelectual.

OS ACADÊMICOS

Acadêmicos Samuel Medeiros, Marcos Estevão e Paulo Nolasco

Os imortais Marcos Estevão, Paulo Nolasco e Samuel Medeiros — participantes desta Roda — estudaram e pesquisaram a vida e a obra de Hernâni Donato para a apresentação de sua trajetória.

Marcos Estevão (dos Santos Moura) é natural de Belém do Pará e reside em Campo Grande desde 1993. Ocupa a cadeira nº 24 da ASL. Escritor, palestrante, médico psiquiatra, psiquiatra forense e hipniatra, é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), entre outras especializações. Possui vasta produção literária e técnica, com livros autorais e participações em coletâneas. Transita entre a poesia, o conto e a escrita técnica com fluidez. Sua obra literária é marcada por observações sensíveis do cotidiano; já sua produção técnica contribui para o debate sobre saúde mental e dependência química.

Paulo Sérgio Nolasco dos Santos é natural de Dourados (MS). Escritor, professor universitário, pesquisador e crítico literário, ocupa a cadeira nº 20 da ASL. Sua produção intelectual é voltada à crítica literária, literatura comparada e estudos culturais. É um respeitado estudioso da literatura comparada no Brasil, com forte atuação acadêmica e cultural em Mato Grosso do Sul. Graduado em Letras – Português/Inglês pela UFMS, possui mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem bibliografia composta por livros autorais e organizados, artigos e ensaios. Seus temas centrais incluem literatura comparada, estudos de fronteira, regionalismo, identidade cultural e crítica literária contemporânea.

Samuel Xavier Medeiros ocupa a cadeira nº 26 da ASL. É escritor, advogado, gestor cultural e membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS. Possui diversas premiações literárias, tendo sido vencedor do Concurso de Contos Ulysses Serra, promovido pela ASL. Escritor de tendência memorialista, tem vários livros publicados. Desde cedo conciliou a carreira jurídica com a paixão pela literatura e pela história regional, com obras que resgatam personagens e episódios marcantes da história do Centro-Oeste brasileiro. Já presidiu a União Brasileira de Escritores – UBE-MS e o Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande.

PROJETO ARTE NA ACADEMIA

A beleza das artes visuais levará a Arte Naif à ASL neste mês, por meio do projeto com a Confraria Sociartista, com participação das artistas visuais Agnes Rodrigues e Patrícia Helney, que realizarão trabalhos de pintura ao vivo no foyer da ASL.

Artistas visuais Patrícia Helney e Agnes Rodrigues

Agnes Rodrigues realizou inúmeras exposições individuais e coletivas desde a década de 1990 até os dias atuais. Suas obras continuam a encantar o público com sua liberdade de expressão. Mesmo com formação acadêmica, produz Arte Naif em um processo pictórico que expressa sua realidade individual, livre de influências acadêmicas. Com intuição e emoção, constrói formas, espaços e cores que expressam suas vivências e seu imaginário.

Patrícia Helney é uma artista Naif com mais de 40 anos de trajetória, sempre levando a cultura do Mato Grosso do Sul a exposições nacionais e internacionais. Premiada em diversos salões, como o MIMAN de Paraty, o Museu da Guarabira na Paraíba, o ENANCO em Goiânia, o Museu de Arte Popular em Diadema e o Museu de Arte Naif de Batatais. Patrícia tem sua obra publicada em livros didáticos e é uma ativa representante das artes visuais do Mato Grosso do Sul.

Músico Hudson Campos

UFMS CONCERTO

A vertente Música Erudita e Suas Fronteiras, projeto em parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com a ASL, dentro do Movimento Concerto, terá neste mês a participação de Hudson de Souza Campos, natural de Campo Grande (MS). Cursou Licenciatura em Música pela UFMS, pós-graduação (especialização) em Arte e Cultura Regional de Mato Grosso do Sul pela Faculdade Novoeste e é mestre em Artes pela UFMS, pelo ProfArtes. É professor efetivo de Arte na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande e músico colaborador nas ações da Banda Sinfônica da UFMS desde sua primeira formação, em 2011. Como clarinetista, atua no Trio Ars Nova (violoncelo, clarinete e piano), Camerata Madeiras Dedilhadas UFMS, Sexteto Ivan Cruz e Duo Carandá (piano e clarinete). Participou de gravações com o violonista Ivan Cruz e do CD Crianceiras, do artista Márcio de Camillo.

INSTRUMENTAL NO FOYER

Após a apresentação da Roda Acadêmica, durante a confraternização no foyer da Academia, haverá apresentação instrumental. Realizados no auditório da ASL, na Rua 14 de Julho, 4653, os Chás Acadêmicos e as Rodas Acadêmicas ocorrem de março a novembro, sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês.

SERVIÇO

Roda Acadêmica da ASL
“Hernâni Donato”

Dia 26 de junho de 2025, às 19h30min

Com os projetos:
Música Erudita e Suas Fronteiras, com a UFMS
Arte na Academia, com a Confraria Sociartista

Auditório da ASL – Rua 14 de Julho, nº 4653 (Altos do São Francisco)

Entrada franca – Evento presencial – Traje esporte

Com abordagens sobre a obra do escritor e poeta chileno Pablo Neruda, o projeto Leituras e Conversas na ASL terá sua sessão de junho nesta quinta-feira, dia 12, com entrada franca no auditório da instituição, às 19h30min. O “clube de leitura”, coordenado na Academia pelas imortais Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco discutirá a obra de um autor seminal na literatura latino-americana e mundial, que publicou aos 20 anos sua obra “Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada” – um marco da literatura hispano-americana.

As imortais Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco coordenam o projeto da ASL

Prêmio Nobel de Literatura, Prêmio Internacional da Paz, entre tantas outras premiações,  Neruda teve carreira diplomática sendo cônsul em países – entre outros – como Indonésia, Argentina e Espanha, além de embaixador do Chile na França. A obra de Pablo Neruda é vasta e multifacetada, transitando entre o lirismo amoroso, o engajamento político, a exaltação da natureza e o experimentalismo.

É considerado um dos mais reconhecidos poetas do século XX; sua obra influenciou diversas gerações de escritores e leitores ao redor do mundo, com um estilo que abrange desde o verso livre e inovador, com influências surrealistas, até formas mais clássicas, como os sonetos.

“Para nascer, nasci, para cerrar meus olhos e abrir os olhos do mundo, nasci para aprender a vida, para aprender a amar, nasci para ver o sol e sentir a terra sob meus pés.” (Pablo Neruda)

SERVIÇO

Leituras e Conversas na ASL

“poeta Pablo Neruda”

Dia 12 de junho de 2025, às 19h30min

Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653

(Altos do São Francisco)

Entrada franca, evento presencial, traje esporte

O Concurso de Poesias “Oliva Enciso”, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, está aberto aos escritores sul-mato-grossenses com a edição 2025, voltado à produção literária poética do Estado. Com prêmios de R$1.000,00 a R$3.000,00, as inscrições serão gratuitas até o dia 15 de junho de 2025, sendo os textos poéticos enviados exclusivamente pelo link www.acesse.one/asl-poesias. O Concurso tem apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Desporto e Cultura, pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS.

Cada candidato poderá inscrever uma poesia sobre qualquer tema, original e inédita, com no máximo 30 linhas (versos) escritos em uma única lauda, não se considerando como linhas os espaços entre estrofes. O presidente da ASL, escritor e publicitário Henrique Alberto de Medeiros, reiterou o trabalho da Academia através de seus concursos para o “estímulo de novos talentos e incentivo ao trabalho de autores que produzem aqui”. Medeiros destacou que o Concurso é aberto apenas a autores residentes em Mato Grosso do Sul.

A iniciativa da ASL fomenta a literatura em Mato Grosso do Sul e atende uma das funções básicas da entidade, que é a defesa da língua e das atividades literárias. Para participar é necessário morar em Mato Grosso do Sul e ter 18 anos de idade ou mais. O regulamento e o link de Inscrição estão disponíveis no site oficial da Academia (acletrasms.org.br), junto a demais detalhes. O uso de pseudônimo é exigência básica, para garantir lisura à seleção dos textos pela Comissão Julgadora.

RESULTADO

O resultado será divulgado no dia 14 de julho e a premiação será realizada no dia 24 de julho às 19h30min no auditório da ASL, em evento aberto ao público – quando serão lidos os poemas dos 10 primeiros colocados e efetuada a premiação aos três primeiros colocados. Os premiados receberão os respectivos prêmios em dinheiro: R$ 3.000 (1º lugar); R$ 2.000 (2º lugar) e R$ 1.000 (3º lugar). O Concurso de Poesias “Oliva Enciso” presta homenagem à saudosa corumbaense que ocupou a cadeira 22 da ASL.

Serviço

Concurso de Poesias “Oliva Enciso”

Inscrição: até 15/06 (gratuita)

Resultado: 14/07

Premiação: Evento dia 24/07

Regulamento e Link: acletras.org.br/concurso-de-poesias-oliva-enciso

1º lugar: R$ 3.000 (três mil reais)

2º lugar: R$ 2.000 (dois mil reais)

3º lugar: R$ 1.000 (hum mil reais)