ACADÊMICO AMÉRICO CALHEIROS RECEBE COMENDA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS
Destacando-se como uma personalidade cultural que tem prestado relevantes e permanentes serviços ao Estado, o ilustre acadêmico Américo Ferreira Calheiros – que é presidente da Fundação de Cultura de MS – foi condecorado, na noite de quarta-feira (21), com a importante Comenda do Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa estadual.
A homenagem aconteceu em sessão solene proposta pelo deputado Youssif Domingos.
A insigne acadêmica e doutora honoris causa pela UFMS, Maria da Glória Sá Rosa (professora Glorinha), por sua vez, homenageia o nosso confrade Américo Calheiros com um belíssimo texto:
A LIDERANÇA CULTURAL DE AMÉRICO CALHEIROS
“Que pode uma criatura senão
entre criaturas amar?” – Carlos Drummond de Andrade.
Américo Ferreira Calheiros nasceu para o dever de entregar-se à paixão por tudo que na vida vale a pena.
Criança ainda, seu brinquedo favorito era tecer palavras, inventar e encenar histórias.
Mais tarde, descobriu no teatro, nas artes plásticas, na poesia e na educação o destino do amor sem conta de que nos fala o poeta.
Não satisfeito com tudo isso, quis distribuir aos outros o prazer de construir idéias, criar mundos de sonho para fazer da vida a grande aventura de amor ao semelhante, na fuga aos caminhos da rotina e da desesperança. Abrir espaços, decifrar enigmas transformadores da vida num reconfortante retorno à infância reveladora de mistérios é seu objetivo maior.
Tornou-se a princípio um expert nas áreas do teatro, onde atuou como ator, diretor e autor de peças premiadas, nos diversos ramos das artes cênicas. Mais tarde, militou na literatura, com muitos livros e artigos publicados em revistas e jornais.
Eternamente jovem, a cada minuto renasce em caminhos imprevisíveis, em vidas recriadas pelo gosto de inventar.
Américo Calheiros é hoje o nosso mais competente líder cultural, estimulador de talentos, que descobriu e ajudou a desenvolver nos mais de 30 anos de militância cultural.
Atualmente, na presidência da Fundação de Cultura do Estado, abre fronteiras na música, na literatura, na dança, no artesanato, sendo um dos maiores defensores da cultura popular, aquela que emana das sociedades e a elas retorna nessa verdadeira interação entre os artistas e o mundo em que se situam.
O que mais impressiona em Américo Calheiros, além da capacidade de inventar coisas e projetos, é a alegria com que se entrega ao trabalho, o que transparece no gesto, no olhar, no sorriso feliz de quem tem sente prazer no que faz.
Em todos os cargos que ocupa, seu olhar emite clarões que iluminam espaços, recria veredas, surpreende e estimula os que fazem parte de sua equipe. Conviver com ele é aprender a decifrar os segredos da cultura.
Felizes de nós que temos à frente do processo cultural de MS alguém que ama a vida, inaugura novos espaços e dá a nosso estado perspectivas de crescimento, de força, para cumprir o destino do amor sem conta numa doação ilimitada à paixão de viver e amar.
Maria da Glória Sá Rosa2
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!