ASL PARTICIPA EM CORUMBÁ DAS COMEMORAÇÕES PELOS 150 ANOS DE SUA COMARCA

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras participou, em Corumbá, das comemorações pelos 150 anos da Comarca do Município, realizadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. A ASL, com a qual o TJMS mantém convênio para palestras e participação em seus projetos sobre a História do Poder Judiciário do Estado, colocou livros de imortais autores corumbaenses na Cápsula do Tempo que fez parte dos eventos pelos 150 anos e que será aberta daqui a 50 anos, em 2074. O desembargador e imortal Sérgio Fernandes Martins, acadêmico da ASL e atual presidente do TJMS, presidiu todas as atividades. O presidente da ASL, escritor, publicitário e jornalista Henrique Alberto de Medeiros Filho, esteve presente pela ASL. Houve leitura de casos sobre processos da Comarca de Corumbá feita por colaboradores da FCMS do município.

Na cerimônia de abertura, o desembargador Sérgio Martins ressaltou a importância de se reverenciar o passado, “pois é ele quem molda o presente”. O artista Ruberval Cunha apresentou performance poética com um texto embasado na história da criação de Corumbá que abordou traços socioeconômicos da comarca, com seu improviso Guaicuru. A “Cápsula do Tempo” teve depósito de mensagens, objetos e documentos para serem selados e trazidos de volta em 2074, nas celebrações dos 200 anos da comarca de Corumbá.

A cápsula foi carregada pelo Desembargador João Maria Lós, decano do Tribunal de Justiça, e pelo servidor mais antigo da comarca, Antônio Amauri Cáceres. Foi lançado selo comemorativo dos 150 anos da comarca com a presença do superintendente dos Correios no MS, Gelson Leonel, e foi obliterado o Selo nº 1, o qual será parte integrante do memorial da história da comarca e estará disponível para colecionadores posteriormente. Foi inaugurada também exposição histórica para contar um pouco dos anos de desenvolvimento da comarca.

Participaram da cerimônia de abertura, entre outras autoridades, o corregedor-geral de justiça, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho; o secretário de segurança pública de MS, Antônio Carlos Videira; o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes; e o juiz diretor do foro, Maurício Cleber Miglioranzi Santos.