ASL participa em Corumbá do Festival América do Sul com imortal Lenilde Ramos

Realizado na sede do Instituto Moinho Cultural, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras participou em Corumbá – MS do Festival América do Sul 2023, que manteve uma tradição: união da literatura com a gastronomia. Divulgando e discutindo literatura, o já tradicional Quebra-torto com Letras teve a participação da imortal Lenilde Ramos, cadeira 31 da ASL.

A acadêmica Lenilde Ramos; a escritora Miriam Alves; o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros; e o escritor Eduardo Mendes
O mediador do Quebra-torto, José Gilberto Rozisca, com o escritores Eduardo, Miriam e Lenilde

Lenilde Ramos abordou sua história no mundo das artes, e destacou o incentivo familiar na sua formação. Relatou ainda sobre sua inserção na literatura e as interligações culturais da sua carreira, também extremamente musical.
Melly Sena, coordenadora do Núcleo de Literatura e gerente do Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, ressaltou a tradicional ação do Quebra-Torto no Festival, que objetiva o compartilhamento da literatura com escritores de regiões latino-americanas.

Henrique de Medeiros, a presidente do IHGMS – Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Madalena Greco; e o governador de MS, Eduardo Riedel
O diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes; a primeira-dama Mônica Riedel; o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o secretário Estado de Cultura, Turismo, Desporto e Cidadania de MS, Marcelo Miranda

O presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, que acompanhou as atividades da ASL no Festival, destacou que a presença da Literatura nas realizações culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de MS e do Espaço – Setescc – e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul tem sido extremamente importante para a “solidificação das artes literoculturais no desenvolvimento do pensamento sul-mato-grossense”.

Melly Sena, coordenadora do Núcleo de Literatura e gerente do Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de MS
Foram realizados eventos também na orla do Porto de Corumbá

Henrique de Medeiros esteve presente em diversas das atividades do Festival América do Sul, e principalmente no Espaço Literário montado na Praça Generoso Ponce, que abrigou stand do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Ali, reuniu-se com a presidente da instituição, Madalena Greco, e também receberam o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o secretário Estado de Cultura, Turismo, Desporto e Cidadania de MS, Marcelo Miranda; e o presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes, na abertura do Festival.

Mais de 100 eventos foram realizados durante o Festival
O Espaço Literário montado no Festival

O Quebra-Torto realizado no porto de Corumbá – onde fica a sede do Moínho – teve a mediação de José Gilberto Rozisca e além da acadêmica Lenilde Ramos, estiveram na roda de conversas os escritores Miriam Alves e Eduardo Mendes. Ao final do evento com os escritores participantes, o público sempre participa do quebra-torto, que demonstra a cultura gastronômica do Pantanal, com comidas típicas das fazendas, do homem pantaneiro.

O projeto Catedral Erudita, com a Orquestra de Câmara de Santa Cruz (BOL), na Catedral N. Sra da Candelária