ASL, TJMS e SED assinam termo de projeto sobre memórias estaduais
A realização de palestras do TJMS sobre processos com valor histórico a serem ministradas em escolas públicas estaduais de ensino médio, com a exposição dos autos físicos e de totem interativo, além de outras palestras sobre a importância da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras dentro do processo da memória literocultural do Estado, foram objetivo do Termo de Cooperação mútua assinado ontem entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) durante as atividades do Gabinete de Integração do Tribunal.
A assinatura se deu durante atividades do Gabinete de Integração do TJMS, uma iniciativa para conhecer, entender e indicar melhorias para o sistema judiciário estadual. O termo teve as assinaturas do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins; presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, escritor Henrique Alberto de Medeiros Filho; e, representando a SED – Secretaria de Estado de Educação de MS, a superintendente de Políticas Educacionais, Adriana Buytendorp.
O presidente do TJMS destacou a relevância histórica do projeto Memórias do Judiciário nas Escolas, e segundo o presidente da ASL, Henrique de Medeiros, “é muito bonito ver o judiciário preocupado com a memória e com a educação, firmando parcerias voltadas para a preservação do que é memória, do que é história, e que, na realidade, representam o futuro do nosso Estado”. A superintendente da SED, Adriana Buytendorp, reforçou “os benefícios que a parceria traz para a sociedade como um todo do Estado”.
Por meio da parceira entre as partes, o TJMS se comprometeu a localizar e separar processos para serem usados como base nas palestras e exposições, e indicar servidores que falarão com os alunos. A Academia Sul-mato-grossense de Letras responsabilizou-se por acompanhar os encontros, disponibilizar materiais para os alunos e realizar uma apresentação histórica da ASL. Por sua vez, a Secretaria de Educação do Estado garantirá a indicação das escolas aptas a receberem o projeto, o cronograma de visitas, além de designar professor que acompanhará as exposições para trabalhar os temas apresentados de maneira lúdica.
Zeli Paim de Menezes Lopes Vasques, diretora do Departamento de Gestão Documental e Memória da Secretaria do TJMS, “o projeto levará à população do Estado, por meio de jovens e estudantes, o conhecimento a respeito de MS e da história da justiça”.