ESCRITORA E PROFESSORA MARIA ADÉLIA MENEGAZZO TOMA POSSE NA ASL

Maria Adélia Menegazzo
Em cerimônia que aconteceu na noite de 08/12/2010, no Auditório da ANOREG-MS (Travessa Tabelião Nelson Seba, 50 – B. Chácara Cachoeira – Campo Grande), tivemos a solenidade de posse, na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da nova acadêmica Maria Adélia Menegazzo.
Na referida sessão magna de posse, Maria Adélia Menegazzo foi recepcionada em discurso pela confreira Maria da Glória Sá Rosa e – após prestar juramento acadêmico e assinar Termo – foi diplomada e ocupou oficialmente a Cadeira nº 09 do sodalício (cujo patrono é Mascarenhas de Morais), que se encontrava vaga e tinha sido ocupada anteriormente pelo saudoso acadêmico Frei Gregório de Protásio Alves. Alfim, proferiu o seu discurso de posse.
Residente em Campo Grande/MS, a escritora Maria Adélia Menegazzo possui graduação em Letras (pela Universidade Estadual Paulista), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Pós-doutorada em 2010, é professora da UFMS desde 1981. Possui experiência na área de letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, poéticas contemporâneas, Manoel de Barros, Literatura Brasileira.
É autora de vários livros publicados, como por exemplo: “A poética do recorte – Estudo de Literatura Brasileira Contemporânea”, “Alquimia do Verbo e das Tintas nas Poéticas de Vanguarda”, e “Travessias e limites – Escritos sobre identidade e o regional” (este em coautoria com Álvaro Banducci Júnior).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!