Henrique de Medeiros encerra dia 25 participação da ASL no Festival de Inverno de Bonito
Com o título “Os nadas em busca dos tudos da poesia”, o escritor, publicitário e jornalista Henrique Alberto de Medeiros Filho participará no domingo, dia 25, do bate-papo/palestra no Lounge Literário montado na Praça da Liberdade, fechando a participação da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – ASL no Festival de Inverno de Bonito 2024. O poeta abordará os fragmentos da vida, atravessando fragilidades no pensar do homem e seus fazeres, entre o viver e a palavra, conversando sobre a poesia e suas reflexões com o público presente.
A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras participa do Festival de Inverno de Bonito 2024 em bate-papos e palestras com a presença dos imortais Henrique de Medeiros, Pedro Chaves e Rubenio Marcelo conversando sobre a ASL, literocultura, o lançamento de seus novos livros, a educação e a cultura. O encontro com Medeiros aborda – principalmente – seu recém-lançado livro, a antologia “Nadas em busca dos tudos”. A mediação do encontro com Henrique de Medeiros será feita pelo escritor, jornalista e músico Rodrigo Teixeira.
O poeta irá retratar também a ASL, instituição que reúne os mais ilustres escritores do nosso estado e que recentemente completou cinquentenário, destacando sua história e seus imortais, responsáveis por obras literárias de diversos gêneros e estilos que enriquecem o patrimônio cultural do nosso estado em sua cultura, literatura e leitura. Henrique de Medeiros é o atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, e recentemente foi eleito presidente do Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras.
A diretoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras enfatizou reconhecimento pelo contínuo esforço da Setesc – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) em valorizar a Literatura dentro da programação de seus Festivais e Eventos que têm sido realizados.
Poema de Henrique de Medeiros do seu livro “Nadas em busca dos tudos”
o azul invisível do mês que vem
mantendo a persiana fechada
para não deixar a luz do sol entrar
sentindo os objetos numa cinza cor
junto ambiente ao pensamento em nó
na parede de gelo, lisa, sem mensagens
cenas se passam em sequência turva
preto & branco em colorido
então me sacodem a cabeça
palavras soltas da noite de terça
fotografia do almoço de sexta
a porta aberta de uma semana atrás
trancada na tarde de um dia bruto
com as mensagens do cotidiano
a violência dos dias escuros e longos
me impedindo de pegar e ver
o azul invisível do mês que vem
_____________________________
Serviço
ASL no Festival de Bonito 2024
“Os nadas em busca dos tudos da poesia”, Henrique de Medeiros
Dia 25 de agosto de 2024, às 16h, Lounge da Literatura, Praça da Liberdade