MARCOS ASSUNÇÃO E SUA MÚSICA NO CINQUENTENÁRIO DA ASL
Nos eventos da Academia, as atividades sempre são iniciadas com uma apresentação cultural. Na noite da Cerimônia Comemorativa do Cinquentenário, teremos um momento musical com a apresentação do internacional instrumentista e compositor Marcos Assunção, que atualmente vem se dedicando ao seu novo projeto “Viola para o Mundo”, bem como novas edições de livros autorais de método musical.
Marcos Assunção é natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Já aos 7 anos de idade participava da banda Marcial da escola; começou a estudar violão e guitarra aos 13 anos. É graduado em música pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduado em Educação Musical. Em 2008, recebeu o prêmio nacional do Projeto Pixinguinha, Prêmios Produção (FUNARTE–RJ).
Apresentou-se como concertista e palestrante em importantes eventos culturais pelo Brasil, América do Sul e Europa. Participou de festivais como na Universidade de Antofagasta (Chile), Festival Tensamba (Espanha), Festival de Jazz em La laguna – Tenerife Norte (Ilhas Canárias).
Tem cinco CDs lançados, e é autor do livro método “Viola Brasileira Volume I”. Suas interpretações vão desde a polca paraguaia até o blues. Marcos Assunção foi também coordenador pedagógico do projeto Som das Águas, diretor musical e arranjador da orquestra Camerata Violeira e criador do Festival JAZZ e VIOLA de Campo Grande.