POETA GUIMARÃES ROCHA LUTA POR RECONHECIMENTO DE RECORDE LITERÁRIO

Guimarães Rocha

 

 Idealizador de projetos como “Noite da Poesia” e “Poesia, alegria de Viver!”; escritor, poeta e policial militar aposentado; membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras; grande incentivador da cultura e das artes em Mato Grosso do Sul. Esse é Antônio Alves Guimarães, mais conhecido por aqui como Guimarães Rocha, que está mobilizando toda a categoria de escritores, professores, jornalistas e interessados em literatura, para que estes possam ajudá-lo a buscar o reconhecimento de um feito ocorrido há oito anos, e que, até hoje, permanece inédito.

   Em 24 de agosto de 2001, Guimarães Rocha realizou no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, o lançamento de 15 livros com poesias inéditas de sua autoria, e ainda, declamou ininterruptamente os textos durante 15 horas. Em razão do feito, Guimarães Rocha ganhou destaque internacional por ser o primeiro a estabelecer recordes poéticos em todo o mundo.

   A iniciativa foi testemunhada por outros poetas, acadêmicos do curso de Letras da instituição, estudantes da rede pública, professores, policiais, comunicadores e músicos. E uma dessas testemunhas foi o jornalista Gutemberg Honorato, que disse acreditar que façanhas como a de Guimarães Rocha, motivam os estudantes, que deveriam ser incentivados a sempre particiar de eventos como esse, porque, segundo ele, essa participação gera crescimento, em termos de cultura. “O fato de existir um recorde como esse já poderia abrir espaço para que mais pessoas sejam motivadas a apreciar a literatura, que a meu ver, é algo essencial para o aprendizado”, destaca Honorato.

   Tudo que foi escrito a respeito desse recorde, se encontra devidamente documentado e arquivado, conforme Guimarães Rocha. No entanto, para alcançar o reconhecimento e valorização dessa iniciativa, o poeta está buscando o apoio da sociedade sul-mato-grossense para que o seu recorde possa ser levado para as páginas do Guinness Book, o “Livro dos Recordes”.

   No momento, ele conta com a ajuda de parceiros, como a da equipe do portal Realidade MS e da jornalista Neide Fischer, que está percorrendo algumas instituições da capital, em busca de assinaturas para o abaixo-assinado, que será uma etapa importante para o reconhecimento do recorde literário. Além da coleta in loco, é possível participar do abaixo-assinado pela internet, acessando a página pessoal de Guimarães Rocha => http://www.guimaraesrocha.com.br

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário