Poeta Lélia Rita é tema de Roda Acadêmica da ASL

Com importante participação em diversas áreas culturais e artísticas de Mato Grosso do Sul, a obra da poeta e ensaísta Lélia Rita Figueiredo – que ocupou a cadeira 27 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – será abordada em evento presencial da Roda Acadêmica deste mês da ASL, no auditório da instituição. Esta edição terá a participação dos acadêmicos Américo Calheiros, Lenilde Ramos e Marisa Serrano; dentro de um formato de apresentação interativa, relembrarão textos autorais de Lélia Rita, cuja produção literária em verso e prosa teve grande destaque e reconhecimento.

Em programação com entrada franca, a Rosa Acadêmica será realizada nesta quarta-feira, dia 30, a partir das 19h30min. Lélia Rita Euterpe de Figueiredo Ribeiro foi Diretora do Departamento de Cultura de Mato Grosso do Sul, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e criou, fundou e dirigiu de 1996 a 2006 a Casa da Memória Arnaldo Estevão de Figueiredo; presidiu também a Associação de Artistas Plásticos, como fotógrafa, tendo idealizado e executado programa de Expedição Cultural/ Artística, itinerando por várias cidades e estados do país e aldeias indígenas, integrando os mais diversos setores de vida cultural e artística, para revelar e difundir o Mato Grosso do Sul e sua bela natureza.

Participantes desta Roda, os imortais Américo Calheiros, Lenilde Ramos e Marisa Serrano estudaram profundamente a obra de Lélia Rita Figueiredo, e o trabalho de sua produção literária em mais de uma dezena de livros será abordado, principalmente sua vertente poética. Foram unânimes em destacar a importância da saudosa acadêmica Lélia Rita, que realizou alguns dos primeiros programas e projetos de Levantamento do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de MS.

Acadêmicos Lenilde Ramos, Marisa Serrano e Américo Calheiros

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras tem sede na rua 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco, em Campo Grande. Comemorou recentemente seu Cinquentenário, sendo referência cultural em Mato Grosso do Sul. Disponibiliza frequentemente com entrada franca ao público, além de outras pautas literoculturais, a Roda Acadêmica e o Chá Acadêmico da ASL. Maiores informações no site institucional: www.acletrasms.org.br

Serviço:

Roda Acadêmica da ASL sobre Lélia Rita Figueiredo

Dia 30 de novembro de 2022, às 19h30min

Sede da ASL (entrada gratuita; traje esporte)

Rua 14 de Julho, 4653, bairro Altos do São Francisco, Campo Grande